• Breaking News

    segunda-feira, 15 de junho de 2009

    Characters: Sakura

    Toda obra sempre tem os seus clichês, sejam animes, filmes, games, livros, entre outros. No caso dos animes, além das situações manjadas presentes em cada gênero em específico, há uma gama variada de elementos clichês. Um deles, e tema dessa matéria, está relacionada a um nome feminino bem comum em animes, sobretudo nos títulos exibidos na televisão brasileira. Quem aqui nunca ouviu falar do nome Sakura? Desde a meiga protagonista de Card Captor Sakura, até as heroínas de eroges (Yoshino Sakura e Yae Sakura) o nome está bem ligado ao universo otaku, como também a própria cultura do país.

    Sakura significa justamente cerejeira. Sendo que os pais colocam esse nome nas suas filhas, para simbolizar delicadeza e beleza, duas características bem relacionadas às mulheres. Para quem não sabe, a cerejeira é a flor símbolo do país e tem uma forte influência na vida dos japoneses. O ano letivo deles começa em abril, época de florescimento das cerejeiras. As escolas japonesas sempre costumam plantar árvores de cerejeira em seus pátios, até pelo fato das cerimônias de graduação acontecerem no começo de abril. A idéia é que o nascimento delas representa o início de uma nova fase da vida. E nada mais simbólico para representar uma festa de graduação.

    Além disso, o fascínio dos japoneses pelas cerejeiras é tanto, que existem festas com o único propósito de assistir o nascimento das flores em parques por todo arquipélago de ano em ano. O ato de observá-las é conhecido como Hanami, que vem de Hana (花/Flor) e Mi (見/Ver). Em sentido literal significa "Assistir as Flores".

    No universo otaku, o nome tem pouca ligação com a árvore em si, sendo que o único anime que faz grande uso do sentido mais puro das cerejeiras é Da Capo. A franquia de eroges da Circus deve parte do seu sucesso ao bom uso dessa tradição japonesa. De todo jeito, maiores detalhes sobre parte das personagens que foram homenageadas com o nome Sakura podem ser conferidos logo abaixo.

    *****

    Sakura-kun!

    Sakura Kusakabe (Bokusatsu Tenshi Dokuro-chan<)/span>

    Quem disse que somente garotas podem ter esse nome? Pelo menos em animes temos uma exceção.

    Vindo diretamente de um anime onde o fator nonsense é ativo ao extremo, surge um verdadeiro "renegado" entre os personagens de nome Sakura. Trata-se do jovem Sakura Kusakabe, o único ser que, aparentemente, possui alguma sanidade dentro do universo de Bokusatsu Tenshi Dokuro-chan.

    Além do Sakura, a personagem mais próxima de ser considerada normal é a jovem Shizuki Minakami. Ambos possuem um sentimento forte um pelo outro, que é apaziguado não apenas pela timidez dos dois, como também pelas constantes interferências da Dokuro sobre as ações do Sakura.

    Para encurtar uma longa estória, o Sakura foi condenado à morte pelo Conselho Sagrado de Rurutie (de onde vem a Dokuro e demais anjos da série), sendo a razão para isso o fato de ele (no futuro) ter criado uma máquina que fez com que todas as mulheres não mais envelhescessem após os doze anos de idade. Detalhe curioso é que ele fez isso enquanto tentava criar um mundo perfeito para os lolicons...

    Sakura é um rapaz muito inteligente, normal em seu comportamento e no modo de ver as coisas ao seu redor. Entretanto, sucumbe facilmente quando uma bela escultura feminina se faz aparecer em sua frente. Em virtude disso, a Dokuro foi mandada ao chamado tempo presente para matar o Sakura ainda jovem, na época em que o mesmo começaria à ter as idéias que viriam à se concretizar no futuro.

    Desnecessário enfatizar que a vida do rapaz "virou do avesso" com a chegada da Dokuro. E piorou mais tarde, pode ter certeza. Aliás, a morte para o Sakura tornou-se uma constante...

    *****

    Sakura em Da Capo I.

    Sakura Yoshino (Da Capo)

    De todas as personagens com esse nome, Sakura é sem dúvida a que melhor representa o significado puro dele. Dentro do universo de Da Capo, temos a chamada "Karenai Sakura", que nada mais é do que uma cerejeira com poderes mágicos, cuja principal função é o de realizar os desejos mais fortes das pessoas. Toda ilha de Hatsunejima (onde se passa a história) é cercada pelo poder da cerejeira, que diferente da flor normal, nunca murcha.

    O poder da cerejeira é mantida por Yoshino Sakura, a herdeira direta dela, e neta de uma grande maga. Sakura vive ao lado de Asakura Junichi e Asakura Nemu, dois irmãos não sanguíneos, que nutrem um grande amor entre si. A própria garota também gosta de Junichi, e formará com Nemu um triângulo amoroso, que aos poucos levará a história para uma situação onde até mesmo os poderes da "Karenai Sakura" serão utilizados. No meio disso, outros personagens também terão os seus desejos realizados pela grande árvore.

    Enfim, independente disso, Sakura é uma personagem chave ao longo de toda série Da Capo, seja o primeiro anime, quanto o segundo. A importância dela diminui ao longo do tempo, porém todo problema relacionado a cerejeira indiretamente está ligada a ela. De longe, é a personagem que mais evolui, deixando o lado "ambicioso" e "egoísta" da primeira temporada, e se tornando mais madura para lidar com outra aprendiza de maga (na segunda temporada), Aishia.

    Sua visão sobre a "Karenai Sakura" e a magia se modifica ao longo do tempo, e ela aos poucos passa a entender os significados bons e ruins em torno dos poderes da cerejeira. Além da sua grande responsabilidade, Sakura nunca deixa de ser uma garota agitada e enérgica, embora trate de forma diferente Junichi e Yoshiyuki. O primeiro é um dos grandes amores da vida dela, enquanto o segundo é mais um conhecido da qual ela sempre trata de ajudar quando possível.

    Difícil não deixar de dizer o quanto Sakura é uma personagem altamente meiga, seja no primeiro ou no segundo anime. Tudo isso incrementado pela voz de Yukari Tamura, que já se especializou em dublar personagens metidos a mago (vide Nanoha, por exemplo). No mais, Sakura sempre está acompanhado do seu gato de estimação Utamaru (no primeiro anime) ou do cachorro Harimao (no segundo anime).


    Sakura em Da Capo II.

    *****


    Matou Sakura.

    Matou Sakura (Fate/Stay Night)

    Personagem secundária de Fate/Stay Night, Sakura é aquela típica personagem que nutre um amor secreto pelo protagonista, e para tentar conquistá-lo, o ajuda de todas as formas possíveis, sobretudo nas tarefas domésticas. Não por menos, Sakura constantemente está na casa de Emiya Shirou, o protagonista da história. A principal atividade dela é cozinhar para o rapaz e também para a professora dos dois, Fujimura Taiga, ou simplesmente Taiga-sensei.

    Sakura tem um irmão que será um dos grandes obstáculos de Emiya na sua luta para obter o cálice sagrado, que tem a capacidade de realizar um desejo de quem o obtiver. Por acaso, o seu irmão será o primeiro grande rival de Emiya e Saber, porém em nenhum momento Sakura se manifestará contra ou a favor de nenhum dos dois, deixando tudo ocorrer de forma normal e sem se intrometer.

    Além disso, Sakura guarda um grande segredo com Tohsaka Rin, uma das magas mais poderosas do anime, e dona do servo Archer, um dos preferidos da série. Embora a relação entre as duas não fique tão clara no anime, a visual novel trata de dar mais detalhes em relação a isso, mas como é algo de extrema importância fica a cargo do leitor descobrir isso. No mais, como toda personagem "submissa" ao protagonista, Sakura é meiga, um pouco quieta, tímida e muito prestativa.

    *****


    Yae Sakura (Really?Really!)

    Apesar de não fazer uma aparição no anime, nem mesmo como coadjuvante, Yae Sakura é uma das personagens principais do game Really?Really!, uma espécie de continuação do game original Shuffle!. Além dele, um ano antes a Navel lançou Tick!Tack!, esse último game dá um grande enfoque na personagem Nerine. De qualquer forma, Really? Really! é o primeiro e único game da franquia a contar com a participação de Yae como uma das protagonistas.

    A garota é uma amiga de infância de Tsuchimi Rin e Fuyou Kaede, sendo que estuda na mesma escola dos dois. A história do game começa com uma cena de encontro entre o protagonista Tsuchimi Rin e Sakura. Além deles, como bem dito, Kaede será de extrema importância a trama. A história mexe um pouco com algumas importantes lembranças da garota, mas isso em nada impede o jogador de seguir pela rota inédita de Yae. Claro que além delas temos a participação de quase todo o elenco do primeiro game, apenas muda o fato de Nerine e Sia serem personagens secundárias nesse game.

    *****


    Sakura (Kino no Tabi)

    Pelo simples fato de atender apenas pelo nome de Sakura, e consequentemente nem a menos ter um sobrenome, a garota é uma das coadjuvantes do anime Kino no Tabi, que tem como protagonistas absolutos a viajante Kino e a moto falante Hermes. A sua rápida aparição acontecerá no capitulo final da série de televisão, mas renderão momentos importantes na longa e bela vaigem da protagonista Kino.

    A garota é uma habitante do chamado país da gentileza, um lugar que como o próprio nome diz, é habitado por pessoas que recebem com extrema cordialidade a chegada de novos viajantes, embora no passado esse quadro tenha sido totalmente oposto. Sakura é filha do dono de um humilde hotel da cidade, que oferece hospedagem a Kino. Apesar de todos saberem bem o significado de Sakura, a garota faz questão de dizer o significado do seu nome após ser indagada pela moto Hermes. Como ela mesma diz: "Sakura é uma linda flor que desabrocha na primavera".

    Além disso, Sakura é a garota que leva Kino para conhecer os arredores da cidade, com uma interessante parada no museu histórico do local, que revela os motivos pelos quais, o país da gentileza é um lugar aconchegante e acolhedor. Sakura sonha em ser uma grande guia turística, e é a futura herdeira dos negócios de seus pais. Esses últimos, inclusivem incentivam Sakura a viajar pelo mundo como Kino para adquirir experiência de vida, mas a sua grande ligação com o passado do país da gentileza e com o seu grande sonho fazem com que ela decida não viajar.

    O final desse capítulo esclarece muitos pontos interessantes sobre Sakura e o país da gentileza da qual vou evitar falar, pois estragariam toda surpresa. É um episódio sutilmente tocante como todos os outros de Kino no Tabi. De qualquer forma, o passado de Sakura guarda muitas semelhanças com o passado da própria Kino. Mas isso fica a cargo do leitor descobrir.

    *****

    Sakura Nishihori (Gogo Sentai Boukenger)

    Não fosse o bastante a existência de diversos personagens de nome Sakura pelo universo dos animes, personagens de tokusatsu já foram assim nomeados. A primeira ocorrência do nome num super sentai ocorreu em Gogo Sentai Boukenger, a série do 30º aniversário da franquia.

    A personagem Sakura Nishihori /Bouken Pink (Não poderia ser diferente, afinal...

    Se a personagem representa o nome pela persistência, definitivamente foi merecedora. Por muitas vezes, Sakura ajudou o time com soluções nada ortodoxas, como talvez numa ocasião inesquecível em que ela, ainda abalada por ter sido enganada por um monstro que se fez passar por um "príncipe", derrota a criatura agigantada usando o próprio veículo (Um submarino que faz o braço esquerdo do mecha principal), propulsionado pelo ataque do mecha secundário (Que não surtiu efeito isoladamente), como um projétil.

    ****


    Também Sakura é muito comum na música japonesa. Confira algumas músicas com o nome:

    Musume Morning Sakuragumi - Sakura Mankai
    http://www.youtube.com/watch?v=FA9nG303DNI

    Yui Horie - Sakura
    http://www.youtube.com/watch?v=J8UjKy75XsA

    Megumi Hayashibara - Sakura Saku (Love Hina Opening)
    http://www.youtube.com/watch?v=LSH_8PtWp_Y

    AKB48 - 10nen sakura
    http://www.youtube.com/watch?v=t6nkpNyt8i4

    Niirgilrs – Sakura (Eureka Seven Opening)
    http://www.youtube.com/watch?v=kzNNgHRHWCI

    Chieko Kawabe – Sakura Kiss (Ouran High School Host Club Opening)
    http://www.youtube.com/watch?v=OAREZGAUn9I

    ikimono gakari - Hana wa Sakura Kimi wa Utsukushi
    http://www.youtube.com/watch?v=t1sMQf1BH3w

    Utada Hikaru - Sakura Drops
    http://www.youtube.com/watch?v=btq8u5AUKwM

    Rin' - Sakura Sakura
    http://www.youtube.com/watch?v=xPH_HTVwOoQ

    SCANDAL – Sakura Goodbye
    http://www.youtube.com/watch?v=_x018_ve-O8

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário

    Fashion

    Beauty

    Culture