• Breaking News

    quinta-feira, 8 de janeiro de 2009

    O que esperar de 2009?

    Como todo novo ano, 2009 reserva muitas surpresas, e praticamente todas as pessoas da face da Terra já fizeram as suas previsões e desejos. Cada um espera algo desse novo começo. Aqui no Kotatsu Shinbum não poderia ser diferente. Cada membro da nossa equipe tem as suas próprias previsões e desejos. Claro que não vamos colocar nesse espaço o que pretendemos fazer com nossas vidas durante 2009, mas sim o que esperamos do universo otaku durante esse período.

    Para essa matéria cada membro foi indagado pela seguinte pergunta: "O que esperar de 2009 do universo otaku?". As respostas variam de membro para membro, e incluem não somente os animes e mangás, como também os jogos e outros produtos relacionados. Confira mais adiante o que cada um de nós espera.


    Thiago 3T

    A "S.O.S. Dan" continua em alta...

    A continuação de Suzumiya Haruhi, sem dúvida!!! Desde que saiu a primeira notícia sobre que estou ansioso! E pelas notícias de que estão tomando o cuidado possível para manter a qualidade (inclusive de ameaçar em cancelar), acredito que a (longa) espera valerá a pena.

    Dos animes que bombaram ano passado, a nova temporada de Full Metal Alchemeist. O que se destaca deste anime é a história chamativa, sem nenhum grande exagero, com um bom final, o que é difícil em animes. E por isso que tenho um receio desta continuação..... os famosos Fillers. Mas, por enquanto, este receio está menor, já que anunciaram que irão recontar a história. Desta vez, fiel ao mangá.

    Mas a grande expectativa geral não é um anime, e sim, a sua versão Live Action. Dragon Ball Evolution, causou furor desde seu anúncio. Mesmo com todas as controvérsias, tenho esperança que seja algo bom (ou, no mínimo, suportável). O trailer me surpreendeu positivamente, quanto aos efeitos e lutas. Já a história, foi (bastante) modificada. Quem sabe com Cowboy Bebop seja melhor com... Keanu Reaves?! E para ajudar (ou não) tem o filme de Tekken, para Março aqui no Brasil.

    Pessoalmente, espero novidades de Negima. Ainda não esqueci a sua promessa quanto às vendas do OAD Ala Alba, Ken Akamatsu!!!

    E qual será o próximo trabalho sem fim de Rumiko Takahashi, já que ela (finalmente!) terminou Inuyasha. Na verdade, nem tanto....

    De games, como bom saudosista, fico com Street Fighter IV. Relembrar os tempos de ficha no fliperama e no meu Snes \o/

    Quanto a Curitiba, saiu a licitação para a construção do Parque do Centenário da Imigração Japonesa. Espero que o local seja fixo para eventos nipônicos na cidade, e livramos de certos incômodos aos espaços (leia-se os Mini Matsuri na Praça do Japão). E também aproveitar, já que o novo local será mais perto de casa.

    E também que Sakura no Yakusoku saia do papel. Embora que, no momento, esteja muito difícil.


    Carlírio Neto

    Poderá "MUNTO" ser o maior de todos os animes da KyoAni?

    O título "Kanon2006" que o diga...

    Minhas perspectivas são mais humildes quanto ao universo otaku para 2009...

    Dentre os títulos animados, os olhares de minha pessoa estarão totalmente voltados para o anime "MUNTO". Acredito que a KyoAni deve ter aprendido com os seus erros anteriores sobre este título, e que desta vez se dará a redenção definitiva para o mesmo. Também gostaria de assistir a tão enfatizada continuação de "Suzumiya Haruhi no Yuuutsu", mas não vejo com bons olhos que isto venha à se concretizar. Até porque, com a exibição de "MUNTO", a KyoAni já terá muito com o que se atarefar...

    A conversão de "Dragon Ball" para um movie tipo mais "real" não me agrada nem um pouco. Claro que as chances de minha pessoa estar equivocada se fazem presentes. Mas à princípio está tudo muito alterado com relação ao original animado. Estou mais esperançoso é com o live-action de "Higurashi", que aparentemente está sendo melhor enfocado do que "Dragon Ball".

    Espero, com grande sinceridade, que o pessoal tome juízo de uma vez por todas e zelem mais pelo patrimônio aonde realizam suas festividades culturais, como os mini-matsuris. Obviamente não são todos que bagunçam os locais ( como a Praça do Japão em Curitiba ), mas quem for falar mal de um evento em específico nunca irá usar o modo singular de se expressar, sempre o fará pelo plural da coisa ( vulgo: generalização ). Consciência, atitude e responsabilidade para este pessoal em 2009.

    No mundo dos games, minha pessoa tem preferido aventurar-se enfaticamente no universo doujin, que sempre tem uma boa surpresa. Jogos como "Magical Battle Arena", "Eternal Fighter Zero", "Clannad Spelunker", "Duo Princess" e "SOS Dan" são por demais divertidos e contagiantes. No que se diz respeito à nova geração de consoles, não me encontro atualizado ( ou seja: nada de NintendoWii, X-Box360 ou PlayStation3 ). E muito embora o "Street Fighter IV" seja um título por muito tempo aguardado e totalmente aclamado, meus olhares estão voltados para "Tatsunoko vs Capcom: Cross Generation of Heroes". É a oportunidade que a Tatsunoko tanto aguardava (embora esperava ver o Shurato neste jogo ).

    Quem sabe 2009 revele ainda mais surpresas...


    Leandro Nisishima


    Entre tantas boas opções espero ansiosamente por Rewrite. Tem tudo para se tornar a melhor obra do Key/Visual Arts.

    Bom, vamos por partes. Para minha pessoa 2009 reserva diversas e variadas surpresas. No mercado nacional a Newpop vem se consolidando como uma das grandes editoras de mangás e prometeu ótimas novidades para 2009. Nada mais do que dez novos títulos serão colocados no mercado A maioria ainda não foi revelada, mas o editor da Newpop, Junior Fonseca, garantiu que todas elas chegarão ainda esse ano. Aliás, 2009 começou bem também com o lançamento de Tenjho Tenge pela JBC.

    Já em termos internacionais minhas atenções obviamente estão voltadas ao Japão. Dentre as novas séries já anunciadas, 2009 reserva alguns possíveis títulos interessantes. Como meu espaço é curto, ficaria difícil destacar tudo aqui. Contudo, fiquem de olho em Full Metal Alchemist 2 (como se alguém fosse deixar esse passar), MUNTO, WHITE ALBUM, CANAAN, Miyamoto Musashi, Basquash, Winter Sonata, Kobato, Kurokami, Hayate no Gotoku 2, Tears to Tiara, Phantom, Genji, Higashi no Eden, Denpa Teki na Kanojo, Konnichiwa Anna, Polyphonica e Nodame Cantabile.

    Entre os filmes Live-actions sinceramente espero muito pouco, sou do tipo que acredita que certos títulos nasceram apenas para serem feitos num único formato. Sou conservador em relação a conversão de animes para filmes, ou jogos para filmes, e vice-versa.

    Já no mundo dos games, minhas expectativas são altas. Não sei a quanto anda a guerra dos consoles (Wii, Xbox 360 e Playstation 3), mas acredito que o duelo entre as três gigantes é saudável para o consumidor. Isso sem falar no duelo entre os portáteis Nintendo DS e Sony PSP. Contudo, em minha opinião as maiores atenções estarão voltadas ao mercado de jogos de PC. A Blizzard, uma das empresas mais famosas do ramo, deve lançar nesse ano o esperado Starcraft 2. Além disso, novidades sobre Diablo 3 com certeza aparecerão. Nos consoles caseiros, espero ver finalmente Final Fantasy XIII e Street Fighter 4 concluídos. São jogos que andam gerando uma grande ansiedade no pessoal.

    Não posso também de deixar de citar o universo das Visual Novels. Não tenho tantas informações concretas sobre ele, mas obviamente espero ansiosamente o lançamento de Rewrite, o novo game do Key/Visual Arts, que vem sendo guardado as sete chaves, tem tudo para chegar em 2009. Além da Key, a Type-Moon prepara muitas novidades, entre eles o remake de Tsukihime e o inédito Girl's Work. Uma pena que jogos desse tipo não costumem chegar ao ocidente.

    Para encerrar desejo e espero um bom ano para as celebridades e talentos do universo otaku. No campo das seiyuus, vida longa a Rie Kugimiya, Hirano Aya, Chihara Minori, Yuko Goto, Yui Horie, Mamiko Noto, e tantas outras que fazem a alegria de qualquer fanático por animes. E espero ansiosamente que o KyoAni decida de vez produzir um novo Suzumiya Haruhi, pois já está na hora. De qualquer jeito, caso essa não seja a intenção deles, pelo menos iremos contar ainda com a obra de outros grandes estúdios, como a Sunrise, P.A Works, SHAFT, Brain's Base, Hal Film Maker e J.C.Staff. Enfim, é difícil fazer previsões, mas de qualquer forma, para quem gosta da cultura pop japonesa há diversos pontos a se considerar, se os animes não forem bons, temos ainda os mangás, jogos, músicas, figures, visual novels, light novels, cosplays, doujins, seiyuus e assim vai. Independente do gosto, algo de bom certamente 2009 terá.


    Alberto DeCyber
    Nem Kamen Rider Decade, nem Samurai Sentai Shinkiranger.
    A grande expectativa do ano reside em território nacional, afinal...

    Em cinco palavras: não faço a mínima idéia...

    Já desde algum tempo afastado do meio de animes e tokusatsu, minha perspectiva do que poderá vir nesse ano ainda está nebulosa, e até desesperançosa com o monte de coisas que tenho visto nos últimos anos...

    A nível de anime, ao menos o "traço" estará salvo com a Kyoto Animation e os belos traços dos desenhistas de lá. Basta tirar Clannad como exemplo.
    Dentro dos mais integrados nos animes, as sequências de Suzumiya Haruhi no Yuuutsu e Full Metal Alchemist, sem contar no "Rebuild of Evangelion" (Que na minha opnião merece um mínimo de consideração nestas expectativas, dado o valor que muitos, não eu, dão a Evangelion) aparentam ser a maior expectativa. Só é pena que eu amargue mais um ano sem a sequência de animes que eu queria, como Berserk e Claymore, enquanto Zero no Tsukaima já está na terceira temporada - E por algum motivo que eu pessoalmente não entendo...

    Já no território da Toei, eu já perdi as esperanças há algum tempo... de novo.
    Depois do afastamento do meio tokusatsu, ao qual retornei devido a o filme deTokusou Sentai Dekaranger e Kamen Rider The FIRST, eu percebi que a TOEI anda "reduzindo" as próprias séries, parcialmente, a "merchandising" de brinquedos da série. Vamos abstrair as histórias das séries em questão, que ainda se salvam (Como Kamen Rider Kabuto e Junken Sentai Gekiranger), mas basta ver, por exemplo, a linha de coisas que geraram kamen Rider Den-O e Kiva, e os robôs gigantes com fileiras de componentes, começando com Ultimate Daibouken em Boukenger (O primeiro com 10 componentes), e a "devastação da Matrix" com Enginoh G12 (Adivinha quantos veículos...). Pouco embora muitos estejam esperançosos nas séries que estrearão este ano, Kamen Rider Decade e Samurai Sentai Shinkiranger. Espero que estes sejam a salvação da lavoura...

    Já a nível de conversões, cinemas e etecéteras... Não entendo como ainda não saturou. Sério...
    O Cinema dos últimos anos se "infestou" de conversões (Como Hitman - e por que RAIOS ele está sorrindo no cartaz!?) e remakes (De "Feiticeiras" a "Cavaleiros Negros"...), sem falar de uma "síndrome de trilogias" (como Era do Gelo, e certamente Madagascar terá o seu terceiro filme). Pra começar o ano com o "pé esquerdo", teremos as conversões de Dragon Ball (Da qual não se espera muito), Cowboy Bebop e do jogo Prince of Persia pro cinema, sem falar em muitas especulações e cancelamentos de jogos que virariam filme (Como American McGee's Alice).
    Sinceramente, eu tenho mais espectativas na situação do "tokusatsu" ao "live action"...

    E falando no Tokusatsu de novo, mas agora em nível nacional: minha grande expectativa MESMO é a feliz conclusão do Cybercops Project, um projeto de um filme totalmente em 3D feito pot fãs de Cybercops. O trabalho, até onde foi mostrado, se mostra incrivel, e eu simplesmente quero ver! Ao menos, só os projetos iniciais derrubam a pisada na bola de um tal de... "mega powers"...
    Outra expectativa seria dos boatos sobre a chegada do tokusatsu Ryukendo na RedeTV, mas sinceramente, é mais fácil aguardar por um fandub da série...

    Sendo eu o dono de um PC sucateado e nenhum console, eu basicamente ignoro a evolução devastadora dos jogos, agora ocupando dois DVDs dual-layer e com proteções anti-cópias interessantes. Tal como a do GTA4, que deixa o jogo lento e explode todos os carros se você usar uma cópia pirata do jogo - E pior, acontece isso mesmo!
    E, mais espantoso ainda, apesar da expectativa do Tatsunoko vs Capcom e de Mortal Combat vs DC comics (Sem contar Starcraft 2), parte de meu interesse curiosamente se voltou para os jogos de Strong Bad. Embora sendo um jogo "aponte-e-clique", se mostra bastante divertido e interessante. Será por isso que é um "jogo para pessoas atrativas"?
    No universo doujin, embora minha atenção esteja voltada a Magna Carta, minha expectativa se volta a Magical Battle Arena, a qual já conta com uma expansão.
    E, no universo "retrô", os jogos The Thing e System Shock 2 estão me deixando com uma vontade tremenda de parar de digitar qualquer expectativa e começar a jogar. Mas primeiro, vem a obrigação...

    E... excetuando os shows da banda Psychic Lover no Brasil (Tal notícia quase me fez surtar de tão "inacreditável"), eu nem sei o que esperar dos eventos. Pelo menos aqui em Pernambuco, temos muitos eventos de animes e encontros de fãs, mas não passa disso. O único evento cultural mesmo, a Feira Japonesa, infelizmente é infestada de pessoas quase nem um pouco interessadas nisso, e mais interessadas em tomar um gole de sakê, oferecido no palanque logo na abertura do evento...

    Do modo falado, parece que tudo tende a "negações" pro futuro, mas dessas negações emergem grandes expectativas do que eventualmente virá no decorrer do ano, enquanto as novidades tentam apagar os péssimos rastros de muitos seguimentos negativos de anos atrás. Da mesma forma que eu mudei o modo de pensar ao retornar ao meio tokusatsu, eu espero por surpresas que mudem o modo "negativo" de expressar o que eventualmente virá a acontecer.
    Bem... eu diria que é o boato (wikipediano) de que a Interplay retornaria com tudo, começando "ruim" com MDK 3 e Descent 4 que me deixa com maiores expectativas. Mas quem sabe...?

    *****


    E vocês? O que esperam de 2009?

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário

    Fashion

    Beauty

    Culture