• Breaking News

    sábado, 4 de abril de 2009

    Figures: Edições Limitadas

    por Leandro Nisishima (Equipe KS)

    Comprar a primeira figure pode ser o inicio de um ciclo vicioso e sem fim, pelo menos enquanto o dinheiro durar. A felicidade ao se conseguir o primeiro exemplar e vê-la solitária na estante quase sempre dá uma sensação de que seria melhor comprar uma segunda para fazer companhia. E de fato, isso soa como uma bela desculpa para levar adiante esse hobby "obscuro" e cercado de preconceitos. Superada a barreira inicial, o consumo de figures pode se tornar um vício (digo isso por experiência própria) e tem grandes chances de levar a pessoa a procurar desesperadamente pelas últimas novidades.

    Digo isso, pois o mercado de figures é algo tão concorrido, como qualquer outro presente na grande indústria japonesa do anime. Mensalmente, algo em torno de 30 modelos diferentes são lançados. E com o tempo algum desses exemplares vão se tornando cada vez mais raros, pois deixam de ser produzidos. Porém, embora seja de conhecimento popular que algumas figures tenham a sua produção encerrada meses ou anos após o seu lançamento, existe um grupo ainda mais raro, para o desespero dos colecionadores.

    Elas são as chamadas edições limitadas, e de tempos em tempos aparecem no mercado. Ao contrário dos modelos normais, a produção desse tipo de modelo dura no máximo alguns dias, semanas ou meses (geralmente um ou dois). Depende bastante da personagem, alguns se esgotam em questão de dias, ou até mesmo horas, outros já duram um pouco mais. Contudo, isso não muda o fato de que passado pouco tempo do lançamento será extremamente difícil encontrar uma dessas, seja em sites japoneses, ou leilões como o E-Bay.

    Em contrapartida, a parte boa das figures limitadas é o fato de que o acabamento delas na maioria das vezes supera a dos modelos convencionais. Seja no material usado, ou no nível de detalhes, as edições limitadas são um prato cheio para qualquer colecionador perfeccionista. O curioso é notar que muitas pessoas nem sabem de qual anime a personagem veio, e compram simplesmente pelo fato de acharem o "brinquedo" bem feito e artístico esteticamente.

    Dito isso, a seguinte reportagem tem o intuito de mostrar um pouco desse mundo "proibido" e exemplos de figures edições limitadas, que a cada dia se tornam mais raras. Escolhi desde modelos mais antigos, até alguns bem atuais, como a Yagami Hayate produzida pela Alter. O nível de raridade é representado por uma nota de 1 a 5, quanto maior o valor, mais raro será de se encontrar o modelo. Apenas lembrando, que mesmo com uma nota 1, ainda será terrivelmente difícil encontrar uma dessas. Obviamente existem outros modelos limitados além desses, mas para esse reportagem considerei apenas dez deles.


    Yagami Hayate - Mahou Shoujo Lyrical Nanoha StrikerS
    Nível de raridade: 1/5
    Lançamento: Novembro de 2008
    Produtora: Alter
    Escala: 1/7
    Tamanho: 29 cm
    Preço: 10.290 ienes

    Não estranhem o fato dessa figure estar com o nível de raridade de apenas um ponto. Caso tenha vontade de comprá-la, o melhor é fazer isso agora, pois o modelo acabou de ser lançado. Apesar de ser limitada, a Alter disponibilizou uma quantidade grande de exemplares, até prevendo a grande demanda. E é inegável que uma nova figure da série Nanoha sempre será visada, principalmente quando se trata de um modelo com acabamento de primeira, como é o caso dessa Hayate. Mesmo com diversos modelos mais novos chegando ao mercado todos os meses, esse exemplar da Alter segue sendo o mais belo esteticamente, fazendo os outros parecem figures de R$1,99. Aliás, o valor da figure foi elevado às alturas nos sites de venda. O valor mínimo encontrado pela nossa equipe foi de 100 dólares, chegando ao pico de 330.


    Tsukishima Koko - D.C.II ~Da Capo II~
    Nível de raridade: 1/5
    Lançamento: Março de 2008
    Produtora: Kotobukiya
    Escala: 1/8
    Tamanho: 19,5 cm
    Preço: 4,410 ienes

    Vale avisar que existem dois modelos da Koko, um feito pela Kotobukiya (que é exatamente esse) e outro produzido pela CM Corps. A maior diferença é que a versão da Kotobukiya veio sobre o selo de edição limitada, e como ainda é possível encontrá-la com relativa facilidade pela internet, esse modelo compensa bem mais do que a da rival. Apesar de ser um item que deveria ser mais raro, parte da boa quantidade de exemplares ainda disponíveis se deve ao fato de que a personagem em questão é uma das menos populares na série Da Capo. No Japão, o modelo vendeu pouco, e por isso pôde ser exportado. Mesmo assim, caso se importe com o nível de detalhamento, esse modelo é de longe o que mais expressa e imita a personagem "real" do anime.


    Hitotsubashi Yurie - Kamichu!
    Nível de raridade: 1/5
    Lançamento: Outubro de 2007
    Produtora: Alter
    Escala: 1/8
    Tamanho: 18 cm
    Preço: 7.329 ienes

    Apesar dos prêmios dados ao anime, Kamichu! nunca alcançou um nível alto de popularidade, e o resultado disso pode ser conferido na venda de figures da série. Mesmo com um modelo de alto nível feito pela Alter, e com o selo edição limitada, ainda assim é possível encontrar com certa facilidade um modelo desses pela internet. O preço varia muito de loja à loja, sendo extremamente salgado em algumas. Mesmo assim, o custo-benefício é enorme. Perceba que o modelo não vem somente com a réplica da personagem Yurie, mas uma série de outros detalhes, que enriquecem e adicionam valor ao produto. Como exemplo podemos citar o cenário de fundo e o gato de estimação da personagem.


    Horo - Ookami to Koushinryou
    Nível de raridade: 4/5
    Lançamento: Abril de 2008
    Produtora: Cospa
    Escala: 1/7
    Tamanho: 19 cm
    Preço: 7.800 ienes

    Horo sempre foi e segue sendo uma das personagens mais carismáticas do Japão. E sendo assim, figures inspiradas nela não poderiam faltar. A quantidade de modelos existentes impressiona, não somente pela quantidade, mas também qualidade. Apesar desse exemplar da Cospa estar lindo esteticamente, o mesmo pode ser dito de qualquer versão. Na verdade é difícil definir qual a melhor escolha, pois tecnicamente todos compensam o dinheiro investido. Depende bastante do gosto pessoal, já que alguns modelos (como esse) trazem a personagem em roupas mais comportadas, enquanto outros têm um apelo fanservice.


    Akihime Sumomo - Nanatsuiro Drops
    Nível de raridade: 5/5
    Lançamento: Abril de 2007
    Produtora: Good Smile Company
    Escala: 1/8
    Tamanho: 18 cm
    Preço: 4,572 ienes

    Personagem principal de Nanatsuiro Drops, Sumomo faz o típico papel de garota Mahou Shoujo. Ela é inocente, medrosa, tem um voz melosa, meiga, entre vários outros adjetivos típicos de personagens do gênero. Ao seu lado, tem Yuki-chan uma espécie de carneiro que a ajuda a coletar as sete gotas estelares. O sucesso de Sumomo rendeu diversas versões em figures, desde modelos raros como esse (e outro que vem somente com o jogo da série), e outros menos raros, além de Nendoroids. Essa versão apresenta a garota com o seu típico uniforme escolar, além do seu inseparável mascote Yuki-chan. A versão Mahou Shoujo de Sumomo é exatamente o outro modelo limitado que vem somente com o jogo. O que não muda entre eles é que ambos possuem um ar extremamente "moe".


    Enma Ai - Jigoku Shoujo
    Nível de raridade: 5/5
    Lançamento: Maio de 2008
    Produtora: Alter
    Escala: 1/8
    Tamanho: 10 cm
    Preço: 5,040 ienes

    A enigmática e misteriosa donzela do inferno conta com muitos fãs ao redor do mundo. São pessoas que assistiram o anime e sonham em chamá-la pelo Jigoku Tsuushin toda meia-noite. Embora não seja possível "brincar" com a vingança ao lado de Enma Ai (apesar de existir um site que simule isso), a menos existe uma linha de figures baseada na personagem. Ao todo são três modelos, sendo que dois deles são limitados. Como essa matéria dá um grande enfoque aos mais raros, o exemplar avaliado aqui foi feito pela Alter, e para nossa equipe, possui o melhor acabamento. O modelo vem com a personagem Enma Ai vestindo seu tradicional uniforme escolar. Na sua mão temos uma réplica do bonequinho usado pela personagem na hora de realizar as vinganças. Como complemento, ainda temos uma tabuleta de madeira que serve como suporte.


    Kino - Kino no Tabi
    Nível de raridade: 5/5
    Lançamento: Janeiro de 2008
    Produtora: Good Smile Company
    Escala: 1/8
    Tamanho: 20 cm
    Preço: 4.800 ienes

    Saído diretamente da série Kino no Tabi, essa garota, que parece um menino, é a protagonista da história. Kino viaja pelo mundo ao lado da sua inseparável moto Hermes. Juntos vivem diversas aventuras e descobrem um pouco sobre a natureza humana e das civilizações. O título sempre foi bem ovacionado pela crítica, e esse talvez seja o principal motivo para que a série ganhasse a sua própria figure. Apesar de bela, o único detalhe que faz realmente falta no modelo é a ausência da sua moto Hermes, já que ela era quase que uma parte do corpo de Kino. Ponto negativo também para o visual da fumaça que sai da arma da personagem. Porém, apesar desses detalhes negativos, essa figure segue sendo um dos modelos mais raros e belos existentes. Meses atrás ainda era possível encontrá-lo, porém de uns tempos para cá está realmente raro.


    Iriya Kana - Iriya no Sora, UFO no Natsu
    Nível de raridade: 5/5
    Lançamento: Janeiro de 2006
    Produtora: Good Smile Company
    Escala: 1/8
    Tamanho: 22 cm
    Preço: 5.040 ienes

    Assim como Kino, Kana vem de uma série baseada numa série de Light Novels publicada na Dengeki. E novamente seguindo os passos de Kino, a série Iriya no Sora ganhou um certo padrão "cult" no Japão. Para comemorar o sucesso da série literária e animada, uma figure da personagem foi produzida pela Good Smile Company em versão limitada. Não é preciso dizer que o modelo esgotou rapidamente, e passados dois anos fica ainda mais difícil de encontrá-lo. Até mesmo em leilões como o E-Bay não temos nem sequer uma réplica de Iriya, tornando esse um dos modelos mais raros existentes. O número de cópias espalhadas pelo mundo é das menores, e de fato, esse é uma autêntica peça de colecionador.


    Kagami e Tsukasa Miko Version - Lucky Star
    Nível de raridade: 5/5
    Lançamento: Dezembro de 2008
    Produtora: WAVE
    Escala: sem escala
    Tamanho: 14 cm
    Preço: 8.400 ienes

    Apesar de terem sido lançadas recentemente, encontrar esse belo exemplar da Kagami e Tsukasa não será das tarefas mais fáceis. A começar pelo fato de que o modelo para pré-venda se esgotou nas lojas dias depois de ser colocado. Não ajuda muito saber que a WAVE não produziu uma quantidade grande como aconteceu com a Yagami Hayate da Alter. E sendo assim, logo que novas unidades foram colocadas a venda, rapidamente se esgotaram. Ou seja, caso ainda tenha sorte de encontrar uma dessas em sites de leilões, prepare-se para pagar um valor realmente alto. Por fim, existem dois modelos diferentes de suporte, que podem ser escolhidos de acordo com o gosto do consumidor. A única coisa que não muda é que ambos continuam sendo extremamente raros.


    Shihou Matsuri - sola
    Nível de raridade: 5/5
    Lançamento: Outubro de 2007
    Produtora: Toy's Works
    Escala: 1/8
    Tamanho: 20 cm
    Preço: 5.800 ienes

    Entre todas as figures analisadas nessa reportagem, acredito que essa é de longe a mais difícil de ser encontrada, até mesmo mais do que a de Iriya Kana. Ao contrário da Good Smile Company, Alter, Max Factory e outras gigantes do mercado, uma figure da Toy's Works tem um apelo de produção muito mais "artesanal". Por isso, quero dizer que a empresa conta com uma linha de produção bem menor, e consequentemente o número de figures produzidas acaba sendo ínfimo para suprir a demanda. E de fato quando essa Matsuri chegou ao mercado ela se esgotou rapidamente, não sobrando muitas delas para contar história. Algumas lojas até a possuem no seu catálogo de vendas, mas em todas, o produto está fora de estoque e descontinuado, ou seja, sua produção já cessou a algum tempo. A chance de encontrar uma dessas é menor do que 1% e caso a encontre fique feliz, pois de fato você é um sortudo.

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário

    Fashion

    Beauty

    Culture