• Breaking News

    sábado, 4 de abril de 2009

    International Saimoe League

    por Thiago3T (Equipe KS)

    Japoneses são fissurados por rankings e votações. Oricon que o diga, com seus rankings oficiais de animes e doramas mais vistos, e mangás, OADs, DVDs, CDs mais vendidos.

    Outro exemplo é o blog What Japan Thinks. Com as mais variadas perguntas, para os japoneses mostrarem realmente o que pensam.

    E nos animes, sempre tem os seus personagens favoritos, nee? Aquele que você gosta ou se identifica mais, e torce para que ele tenha um final feliz (ou não).

    E que tal poder expressar o seu gosto por tal personagem numa votação, para decidir quem é o melhor? Junte isso e teremos o Anime Saimoe Tournament.

    O Saimoe, criado em 2002 por membros do fórum 2channel, consiste na eleição pela internet da personagem moe do ano no Japão.

    *****


    Primeiro, é preciso entender o que significa a palavra “moe”.

    Uma personagem Moe (o termo é usualmente atribuído apenas para personagens do sexo feminino, embora algumas pessoas também o utilizem para personagens do sexo masculino) é aquela que tem características que provocam um tipo de sentimento que é diferente de apenas gostar de uma personagem chegando a ser mais uma afeição. De certa maneira uma personagem Moe seria uma personagem “adorável”.

    Uma maneira de poder explicar o que é Moe se faz pelas reações que esse tipo de personagem provoca em nós, desconsiderando-se o lado hentai da questão. Se você sente uma grande expectativa apenas porque essa personagem está em cena, ou quando ela está passando por dificuldades e você sente uma vontade de abraçá-la e de querer poder ajudá-la, ou você sente uma euforia quando ela consegue vencer algum desafio, ou simplesmente apenas uma simples imagem dela pode te trazer um sorriso no rosto, então você acha essa personagem Moe. Em resumo: é como se você quisesse poder compreender o que uma pessoa esteja passando no momento, e com isso poder ajudá-la.

    Mas então alguém pode perguntar sobre quais são as características que fazem uma personagem Moe. A resposta é que os sentimentos descritos acima são diferentes para cada um. E foi com base nesses fatos que surgiu competições para decidir qual personagem seria a mais Moe, usando como base aquela que seria Moe para a maioria das pessoas.

    Por fim, falar sobre a perspectiva individual.
    Se você analisar a lista de personagens Moe de alguém é possível observar que elas possuam várias características em comum: seja em relação à aparência (lolis, MILFs, megane, cabelos e/ou olhos de cores especificas), personalidade (tsunderes, moeblobs, genkis, personagens tímidas), entre outros (personagens com passado trágicos), mostrando a preferência pessoal dessa pessoa por certas características.
    Mas essas características apenas são parte do que é Moe para a pessoa, pois nenhuma delas por si só faz com que uma personagem seja, mas sim a sua combinação.

    *****


    Para uma personagem participar do Saimoe, são todas do sexo feminino que apareceram em um anime na TV, OVA, OAD ou filme, exibido ou lançado durante o ano fiscal entre 1º Julho ano anterior e 30 de junho do ano seguinte.
    Como exemplo: no Saimoe de 2008, participaram as personagens femininas que estiveram em alguma produção entre 1º Julho de 2007 e 30 de junho de 2008.

    O formato de disputa consiste na divisão das personagens em vários grupos, iclusive repescagem, até na escolha da 8 finalistas. Estas fazem a disputa quartas-de-final, semifinal e final, decidindo a vencedora do torneio.

    A Lista de Vencedoras

    2002
    1º) Sakura Kinomoto (Card Captors Sakura)
    2º) Kasuga “Osaka” Ayumu (Azumanga Daioh)
    3º) Tomoyo Daidouji (Card Captors Sakura)
    4º) Doremi Harukaze (Magical DoReMi)

    2003
    1º) Riku Harada (D.N.Angel)
    2º) Motoko Hara (Gunparade March)
    3º) Éclair (Kiddy Grade)
    4º) Hiyono Yuikazi (Spiral: The Bonds of Reasoning)

    2004
    1º) Rosemary Applefield (Ashita no Nadja)
    2º) Nadja Applefield (Ashita no Nadja)
    3º) Luna (Mujin Wakusei Survive / Planet Survival)
    4º) Maia Mizuki (Hikari to Mizu no Dafune / Daphne in the Brillant Blue)

    2005
    1º) Nanoha Takamachi (Mahou Shoujo Lyrical Nanoha)
    2º) Souseiseki (Rozen Maiden)
    3º) Shinku (Rozen Maiden)
    4º) Re Mii (Zoids: Genesis)

    2006
    1º) Suiseiseki (Rozen Maiden)
    2º) Fate Testarossa (Mahou Shoujo Lyrical Nanoha)
    3º) Shana (Shakugan no Shana)
    4º) Chikaru Minamoto (Strawberry Panic!)

    2007
    1º) Rika Furude (Higurashi no Naku Koro ni)
    2º) Nagi Sanzenin (Hayate no Gotoku!)
    3º) Shinku (Rozen Maiden)
    4º) Rena Ryugu (Higurashi no Naku Koro ni)

    2008
    1º) Kagami Hiiragi (Lucky Star)
    2º) Tsukasa Hiiragi (Lucky Star)
    3º) Hinagiku Katsura (Hayate no Gotoku!)
    4º) Nagisa Furukawa (Clannad)


    O torneio ganhou popularidade ao decorrer dos anos. Em 2006, foi criado o Korea Best Saimoe. Também existe uma versão na China. Além de terem participação cada vez mais de pessoas de “não olhos puxados”.


    INTERNATIONAL SAIMOE LEAGUE




    As dezesseis finalistas de 2008



    E em 2008 foi criado o International Saimoe League. O objetivo do torneio é “encontrar a personagem de anime a qual o mundo identifica como a mais moe”.

    E para viabilizar esta internacionalização, o site tem conteúdo em vários idiomas, entre eles o português. Para justamente descobrir a garota preferida de todos. E também, nem todos conhece idioma japonês e coreano para participar nos outros torneio.

    Uma das curiosidades (e, porque não, atrativos) do ISML é a criação de uma história para existir o evento, ao estilo The King Of Fighters:

    Foi em uma manhã fatídica que uma jovem garota descobriu sete jóias misteriosas, às quais acredita-se conter os sete elementos que compõem o universo. Ela às encontrou, às pegou e às usou para adornar uma tiara como nenhuma outra já foi. Mas, sem seu conhecimento, quando os sete cristais são colocados em conjunto, eles revelam o segredo do universo apenas para aquela que estiver usando a tiara celestial. E ela não era digna dessa revelação.

    Então ela foi à procura da garota perfeita e descobriu o fenômeno que era Saimoe. Depois de observar muitas candidatas promissoras, ela, em conjunto com seu noivo e a maioria de seus amigos, começou o que hoje é conhecido como a Liga Internacional de Saimoe.

    No ano passado, sessenta e quatro foram escolhidas para participar dessa prestigiosa e misteriosa competição. Cinco delas foram dignas de possuir os sete elementos do planeta. E depois de seis sofridos meses, dezesseis delas ficaram no topo da classificação. Foi nesse momento que a tiara desapareceu por quarenta dias para em fim reaparecer como a Tiara dos Céus. E com isso veio uma revelação sem igual. Ao fim da noite, Fate Testarossa Harlaown foi escolhida como sua portadora. E o sonho de muitas outras, especialmente aquelas que chegaram tão perto, foi estilhaçado. Muitos acreditavam que uma competição como essa jamais ocorreria novamente.

    Ou assim se era esperado. Semanas depois, Fate convocou uma reunião com os organizadores do torneio e com as portadoras dos colares para revelar que havia mais de uma tiara. Na verdade existe uma para cada estrela. E todo ano os sete colares são duplicados para que o poder dos sete elementos cresça. Todo ano a próxima estrela mais brilhante enviará a próxima tiara. Dessa maneira, enquanto uma tiara for feita pela jovem criadora de tiaras, a próxima Tiara dos Céus aparecerá. Enquanto a competição prosperar a revelação continuará a existir.

    Esse ano as sessenta e quatro candidatas olharão na direção do céu estrelado a procura da estrela que a raça humana deu o nome de Sirius. É nessa estrela que a próxima tiara repousa...

    A vencedora da Tiara do ISML'2008, Fate Testarossa. Link aqui.

    Existem diferenças quanto ao Saimoe Japan, a começar pelas inscrições das personagens. Todas podem participar, e não somente as que apareceram em algum anime no ano anterior.

    Um dos exemplos é a presença de Sakura Kinomoto (Card Captors Sakura). O anime (TV) terminou em 2000, e ela disputou em 2008 e está classificada para o ISML 2009. A única restrição é não participar de algum anime com faixa etária acima de 18 anos ou com cenas de conteúdo pornográfico ou hentai.

    O sistema de disputa também é outro. Buscando total equilíbrio nas disputas, apenas 64 personagens disputam a “Temporada Regular” da liga. O formato é no sistema todos-contra-todos ou, na linguagem futebolística, pontos corridos.

    Dentro desta competição, existe a “Disputa dos 7 Colares”. São sete mini-torneios, tendo cada nove rodadas. No final destas rodadas, a vencedora ganha o colar, que são: Água-Marinha, Topázio, Ametista, Safira, Esmeralda, Rubi e Diamante.



    As vencedoras dos sete colares em 2008.





    Após o fim da Temporada Regular, as dezesseis melhores classificadas vão para as finais, no sistema de dupla-eliminação: precisa perder duas partidas para ser eliminada. Este sistema permite recuperações, como de Konata e Yuki Nagato, que perdeu logo a primeira disputa, mas se recuperou e disputou a final.

    Para a seleção das participantes, são usados os seguintes critérios:

    Até quarenta e oito candidatas entram automaticamente de acordo com o seu histórico na competição anterior nos Saimoes Japan, Korea e ISML, respeitando as regras de qualificação automática do torneio. Neste ano, trinta e sete conseguiram tal feito.

    As vagas restantes são disputadas pelas quarenta oito personagens mais votadas durante a “Fase de Nomeação”, sendo respeitadas as restrições. Durante esta repescagem, elas disputam vagas em grupos sorteados. Sendo estes redistribuídos, até que todas as vagas sejam preenchidas.

    O sistema é, novamente, para dar uma chance igual para as personagens conseguirem classificar. O melhor exemplo é Shiori Misaka (Kanon): ela ficou em último lugar (48º) das que passaram nas nomeações, e conseguiu uma vaga para a temporada regular.

    ISML 2009


    Em 2008, o pessoal votou em Clannad nas nominações em peso. Nagisa, Tomoyo, Kyou, Ryou, Kotomi e Fuko, sendo que três disputaram a final dupla-eliminação: Kotomi Ichinose ficou em 5º, Tomoyo Sakagami em 7º e Kyou Fujibayashi em 10º. A única que não se manteve foi Ryou, sendo substituída por Mei Sunohara este ano.

    Agora em 2009 parece ser a vez de Touhou Musou Kakyou. As cinco personagens ficaram entre as mais votadas na Fase de Nomeação. E passaram facilmente pelas Preliminares. Dizem que foram graças aos votos coreanos, de onde originou a franquia. É um torneio internacional, fazendo jus ao nome e esforços.

    Fate Testarossa é novamente favorita para a Tiara, como Nanoha. Outra aposta está no batalhão da Kyoto Animation, sendo os destaques:
    - Yuki Nagato: a garota virou uma otaku um “Haruhi-chan”, podendo ser o que faltou para não ter conquistado o título de 2008. Haruhi Suzumiya conta com expectativa da segunda temporada;
    - A garotas de Clannad, além de conseguir três disputarem as finais em 2008, a sequência de “After Story” certamente dará um fôlego a mais;
    - Kagami Hiiragi, vem com o título do Saimoe Japan 2008. Junto com Konata, são condidatas fortes;

    Outras apostas são Shana (Shakugan no Shana), Taiga (Toradora!) e Hinagiku Katsura (Hayate no Gotoku!).

    Organograma das Preliminares do ISML'2009.

    As fases de Nomeação e Preliminares tiveram domínio de três animes. Além de Tohou, Kanon e Toradora! conseguiram que suas personagens disputassem a temporada regular. E Vita e Hayate Yagami reforçam o time de Lyrical Nanoha. O mesmo com Code Geass (Anya Alstreim, Kallen Kozuki).

    Alguns animes mais antigos quase colocaram representantes nas Preliminares: Gundam (Lacus Clyne), Evangelion (Asuka) e Sailor Moon (Serena/Usagi e Rei), mostrando que os votantes possuem boa memória.

    A seguir, a lista das 64 eleitas para o ISML 2009:

    Participantes

    AIR: Misuzu Kamio;
    Akane-iro ni Somaru Saka: Yuuhi Kataragi;
    ARIA: Akari Mizunashi, Alice Carroll;
    Azumanga Daioh: Kasuga "Osaka" Ayumu;
    Bamboo Blade: Kirino Chiba, Tamaki Kawazoe;
    Chobits: Chii;
    CLANNAD: Fuko Ibuki, Kotomi Ichinose, Kyou Fujibayashi, Mei Sunohara, Nagisa Furukawa, Tomoyo Sakagami;
    Code Geass: Anya Alstreim, C.C., Kallen Kozuki;
    Fate/stay Night: Illysviel von Einzbern, Rin Tosala, Saber;
    Hayate no Gotoku!: Hinagiku Katsura, Maria, Nagi Sanzen´in;
    Higurashi no Naku Koro ni: Hanyuu Furude, Rena Ryuugu, Rika Furude;
    Kannagi: Nagi;
    Kanon: Ayu Tsukimiya, Mai Kawasumi, Makoto Sawatari, Nayuki Minase, Sayuri Kurata, Shiori Misaka,
    Kara no Kyoukai: Shiki Ryogi;
    Lucky Star: Kagami Hiiragi, Konata Izumi, Tskukasa Hiiragi;
    Mahou Sensei Negima: Evangeline McDowell;
    Mahou Shoujo Lyrical Nanoha: Fate Testarossa, Hayate Yagami, Nanoha Takamachi, Vita
    Okami to Koshinryou: Holo;
    Rozen Maiden: Shinki, Sugintou, Suiseiseki;
    Sakura Card Captors: Sakura Kinomoto;
    Shakugan no Shana: Shana;
    Shugo Chara!: Amu Hinamori;
    Suzumiya Haruhi no Yuutsu: Haruhi Suzumiya, Mikuru Asahina, Yuki Nagato;
    To Aru Majustu no Index: Indez Prohibitorum, Mikoto Misaka;
    To Love-Ru: Konjiki no Yami;
    Tohou Musou Kaykou: Aya Shimeimaru, Marisa Kirisame, Pachouli Knowledge, Reimu Hakurei, Scarlet Remilia
    Toradora!: Ami Kawashima, Minori Kushieda, Taiga Aisaka
    Zero no Tsukaima: Louise Vallère

    Para mais detalhes sobre as participantes, clique aqui.

    E como curiosidade, lista das dubladoras (seiyus) que mais tem personagens representadas:

    5 - Rie Kugimiya (Louise, Nagi Sanzen´in, Shana, Taiga, Yuuhi);
    4 - Yukari Tamura (Mai, Mei, Nanoha, Rika);
    3 - Mai Nakahara (Nagisa, Reimu, Rena), Rie Tanaka (Chii, Maria, Sugintou), Ryou Hirohashi (Alice, Kyou, Tamaki), Yui Horie (Ayu, Hanyuu, Minori);
    2 - Ami Koshimizu (Holo, Kallen), Aya Hirano (Haruhi, Konata), Kana Ueda (Hayate, Rin), Miyuki Sawashiro (Marisa, Shinki), Tomoko Kawakami (Misuzu, Sayuri), Yuki Matsuoka (Evangeline, Kasuga "Osaka"), Yuko Goto (Anya, Mikuru);

    *****

    Os membros do KS já estão participando e votando em suas personagens favoritas! E cada um vai mostrar suas opiniões quanto ao torneio: diferenças entre este e o ano passado, as participantes, as decepções que não estão disputando e quem torcerão para ganhar a tiara.

    Thiago3T

    Estarei torcendo pelas personagens da Kyoto Animation: Kyou, Kotomi, Haruhi, Kagami, Konata, Mikuru, Nagato. Outras que torcerei são de Kanon. Terminei de assistir o anime, e algumas personagens ganharam minha simpatia: “Ayu Ayu”, Nayuki, Makoto e Mai. E também não posso esquecer de Kasuga “Osaka”.

    Senti falta de Eri Sawachika, que participou em 2008. A “dondoca” nem passou das Nomeações. Tentei votar na Yakumo nas Preliminares, em vão. O mesmo com Haruka Nogizaka. Outra falta, no mínimo curiosa, é de Miyuki Takara. A mais kawaii de Lucky Star nunca conseguiu passar das Nomeações. Aliás, em nenhum dos concursos Saimoe ela atingiu popularidade como a da Konata e das irmãs Hiiragi. Fica a questão.

    Mas a indignação vai por ter não ter nenhuma personagem de Love Hina nas duas edições! Como fã boy das Hinata Girls, fica a revolta pela ausência de Naru, Motoko e Mutsumi.

    A dor é menor pela presença de Evangeline, que conseguiu se manter em ambas edições. E superando Setsuna, Konoka, Nodoka e Yue.

    Carlírio Neto

    É a primeira vez que minha pessoa acompanha de frente este concurso, e a idéia soa como sendo muito atrativa, digna de elogios. Mas a questão de momento é saber para quem estou torcendo, além do fato de sentir quatro grandes ausências na ISML'2009.

    Começando pelas decepções...
    Sinto uma grande falta da presença de: Chihiro Shindou (Ef-A Tale of Memories), Shinobu Maehara (Love Hina), MeiMei (Nagasarete Airantou) e Haruka Nogizaka (Nogizaka Haruka no Himitsu). Ainda mais em se tratando da primeira personagem citada, pois acredito que ela não teve a merecida atenção...

    Quanto às contentoras...
    A maior torcida de minha pessoa estará com a Kotomi Ichinose (Clannad/Clannad After Story), tratando-se de uma personagem que ganhou minha admiração de forma imediata, em sua pequena apresentação inicial em Clannad.
    Entretanto, minha torcida também se faz ramificar para a Shana (Shakugan no Shana), Index (To Aru Majutsu no Index), Makoto Sawatari (Kanon), Fate Testarossa (Mahou Shoujo Lyrical Nanoha) e Rena Ryugu ( Higurashi no Naku Koro ni ).

    Só de ver os dados do ISML'2008, e notar neles que a Kotomi chegou perto em vários colares, já serve de grande alento.

    Mas a ausência da Chihiro Shindou é realmente pertubadora...

    Leandro Nisishima

    O Internacional Saimoe'2009 é uma ótima alternativa ao Saimoe original, pois para votar não existe toda a burocracia presente no canal do 2ch. A navegação no site é intuitiva e conta até com instruções em português. Para votar basta entrar na seção reservada a isso escolher as suas personagens favoritas em cada uma das rodadas. É tudo muito prático e fácil. Por outro lado, o esquema de votação usa o mecanismo de IP, o que acaba tendo pontos negativos ou positivos. Quem entende o mínimo de informática sabe bem o quanto é fácil burlar esse esquema e votar várias vezes.

    De todo jeito, sobre o torneio em si, a seleção de personagens está de um bom nível. Temos presentes as personagens mais famosas entre os animes atuais, sem ficar preso a uma quantidade limitada de títulos. Claro que talvez uma ou outra personagem que alguém possa ter como favorita não está aí, porém a escolha levou em consideração o gosto geral, e de fato, a relação de escolhidos foi muito bem definida. Sendo assim, não tenho reclamação quanto a isso.

    Obviamente tenho a minha própria torcida pessoal. Desejo toda sorte a Mikoto (To Aru Majutsu no Index), Hinagiku (Hayate no Gotoku!), Hayate (Mahou Shoujo Lyrical Nanoha), Konata (Lucky Star) e Shiori (Kanon), isso apenas para citar as principais. Porém é bem verdade que existem personagens com mais chances de ganhar do que outras. Vejo o elenco de Nanoha (em especial Nanoha e Fate) com grandes chances de vitória. A C.C de Code Geass é outra muito amada pela comunidade otaku. Isso sem falar na Suigin Tou, Shana e nos personagens de Lucky Star e Clannad.

    Enfim, mesmo tentando prever, é realmente difícil saber por qual caminho o torneio deverá seguir.

    *****

    E o KS convidou de Tiago "chaosprophet", o tradutor do site ISML para português, para comentar sobre a disputa deste ano:

    Com o início de mais um ISML, também tem início mais um ano de expectativas pelas suas personagens favoritas. Um ano de diversão seja pelos resultados das partidas ou por acompanhar algumas das criações dos fãs como a Space Opera (uma história futurista de ficção cientifica aonde cada competidora do ISML representaria algum grupo/facção e os acontecimentos da história são baseados nos resultados das partidas – se você sabe inglês eu recomendo acompanhar a história), e também um ano de muito sofrimento (Moe é negócio sério! ).

    Baseado nas minhas favoritas, eu já estou preparado para muito sofrimento pela frente. No topo das minhas favoritas e bem acima de qualquer outra personagem está a vampirinha mais fofa do mundo (Vamos lá! Eu sei que vocês concordam comigo!), Evangeline de Negima. No ano passado Negima tinha quatro outras personagens (Nodoka, Yue, Konoka e Setsuna) participando do ISML além da Eva. Mas, infelizmente, ela foi a única a conseguir participar desse ano e, mesmo assim, ela deve ir muito mal em parte porque vários eleitores do ISML não conhecem Negima ou apenas conhecem o anime (que convenhamos: não chega nem aos pés do mangá).

    Em segundo lugar vem a hiper jogadora de softball e uma amiga que qualquer um gostaria de ter: Kushieda Minori, vulgo Minorin, do recente anime Toradora!. Infelizmente como a maioria das “calouras” do torneio ela não tem muita chances (a competição é muita acirrada) e eu tenho esperança de que ela consiga pelo menos ganhar mais partidas do que perder para poder ganhar uma entrada automática na ISML de 2010.

    Após ela vem a Fate de Nanoha, e depois a Yuki de Suzumiya Haruhi no Yuuutsu. Essas duas adoráveis personagens são aquelas que me salvam de não ter ainda um maior sofrimento esse ano, já que com elas a duvida é se elas terão um desempenho ou muito bom ou excelente. Depois delas vem a confiável capitã do time de kendo, Chiba Kirino de Bamboo Blade , que deve ir tão mal quanto a Eva-chan. Senão pior, com um anime e manga que, embora ótimos em minha opinião, não são conhecidos por muitos eleitores.
    Essas cinco são as personagens em que tenho o maior foco, mas conheço a maioria das competidoras e varias delas são muito Moe para mim. Todas as séries de anime com personagens participando da ISML que assisti são muito boas e ouvi falar muito bem das que não assisti. Por isso recomendo a todos assistir o máximo possível destas séries, não apenas pela diversão que elas devem te proporcionar, mas também para conhecer essas personagens que tantas pessoas acham Moe (elas não estão participando do torneio por qualquer motivo).

    Pelo seu formato de todos contra todos, o ISML tem uma quantidade bem pequena de participantes (apenas sessenta em quatro entre todas as personagens de anime de todos os tempos!) e, portanto, tem várias personagens que gostaria que estivessem participando, mas vou concentrar em apenas algumas delas. Negima tem uma variedade de “sabores” quando o assunto é Moe. E entre eles, eu tenho preferência por um gostinho de realidade (Chisame), o doce, mas às vezes amargo, gosto de tsundere (Asuna) e o apimentado gosto de lealdade com um tempero de timidez (Setsuna). Shana tem uma grande quantidade de fãs, mas que infelizmente se concentram apenas nela com outros personagens, ficando bem atrás me deixando decepcionado que mais uma vez Hecate perde sua chance de participar. Também estou decepcionado que nenhumas das três personagens de Utawarerumono voltam esse ano, principalmente Aruru e Touka.

    Outra coisa que falta na ISML é uma maior participação de personagens mais antigos. Apenas três series antigas tem representantes esse ano sendo que cada uma tem apenas um representante (Sakura de Sakura Card Captor, Chii de Chobits e Osaka de Azumanga Daioh) sendo que pelo menos duas delas ainda possuem outras personagens que mereciam participar (Chiyo-chan e Sasaki de AD, Tomoyo e Meilin de SCC). Além de várias outras séries antigas que não tem nenhum representante: Love Hina, Sailor Moon, Kaleido Star, Corrector Yui, Shaman King, Digimon Tamers, etc. Mas um dos motivos para ter tão poucas personagens antigas e por causa de uma característica pertencente a qualquer torneio de Moe: um grande influenciador no desempenho de uma personagem é o quão “fresco” ela esta na mente dos eleitores. O quanto nós achamos uma personagem Moe depende muito das cenas em que ela aparece e das características de sua personalidade. E com o tempo, isso vai aos poucos desaparecendo da nossa memória. Por serem de séries antigas essas personagens são as que mais sofrem com isso.

    Tirando minhas preferências de lado as personagens em que aposto que podem ser a próxima Campeã da ISML seriam as oito com melhor desempenho no ano passado (Haruhi e Yuki de Suzumiya Haruhi no Yuuutsu, Kyou e Tomoyo de Clannad, Fate de Nanoha, Shana de Shakugan no Shana, Hinagiku de Hayate no Gotoku!, Kagami de Lucky Star). Não foi à toa que elas conseguiram uma performance tão boa na ISML no ano passado e em outros torneios de Moe que participaram, então ainda espero muito delas esse ano. Se tiver uma novata em que eu também apostaria é Taiga, de Toradora!. Vinda de um ótimo anime que tem uma boa popularidade, e recebendo um ótimo trato no mesmo quando o assunto é Moe, ela é uma oponente que não deve ser subestimada.

    Mas no fim das contas o ISML pode ser bem imprevisível, por causa de sua duração, somado com o fator que expliquei anteriormente da influência no desempenho de uma personagem causada pelo quanto a lembramos. Do início das nomeações ate o fim do torneio de dupla eliminação tem-se 11 longos meses sendo que somente a temporada regular tem duração de 5 meses e meio. Nesse tempo muitas coisas podem mudar. Com o fim de Toradora! será que suas personagens vão lentamente diminuir seus numero de votos recebidos? Qual será a influência causada pela segunda temporada de Hayate no Gotoku! que começa a ser transmitida em abril? Só o tempo dirá. Desejo a todos que acompanharão a ISML que se divirtam e aproveite o máximo dela mesmo em meio a tantas frustrações e sofrimentos. Eu com certeza vou.

    *****

    Let the carnage begin!

    Imagem do site.

    A disputa da Temporada Regular ISML 2009 já começou, sendo disputada a etapa “Aquamarine”. E uma campanha em prol aos personagens de AIRA, especialmente Akari Mizunashi foi arquitetada, no fórum. Outra discussão era sobre a força de Tohou teria.

    Expectativas em vão. Akari foi derrotada, e apenas uma das cinco de Tohou venceu: Reimu em suas primeiras disputas.

    A primeira rodada foi basicamente uma continuação de 2008. Todas as 16 finalistas conseguiram vencer suas adversárias facilmente, com mais de 1000 votos. Exceção à Mai Kawasumi (Kanon), que perdeu para a Yuki Nagato.

    A grande surpresa foi a vitória (esmagadora) da Nagisa Furukawa contra Makoto Sawatari: 1236 X 444. Parece que a garota-dango vai dar trabalho, devido ao “After Story”. Outra surpresa foi a vitória de Sakura Kinomoto, em cima justamente de Akari, pondo fim à campanha proposta. E do lado negativo, a derrota de todas as personagens de Kanon surpreendeu. A segunda rodada seguiu a tendência nos resultados.

    As atenções começaram a aumentar na 3ª rodada, onde aconteceram as primeiras baixas da disputa direta ao colar Água-Marinha. Konata X Shana e Nagisa x Haruhi, com derrotas das garotas "A" e "dango".
    E aconteceu até o momento, a vitória mais apertada. Nanoha venceu Rin Tosaka por DOIS votos (927 X 925), conseguindo manter-se invicta. Mas quem se destacava era uma baixinha novata: Taiga Aisaka novamente venceu com facilidade, devido à boa recepção de Toradora!.

    E na próxima rodada, teria seu "real batismo de fogo", contra Shana, a atual detendora do colar. A "tigresa de bolso" teria a chance de mostrar o seu valor, consolidando como melhor novata. Porém não foi párea para Shana: derrota de 971 X 1256. Supresa de alguns, foi a derrota de Tsukasa para Saber.

    E aconteceram outras disputas acirradas: Ryūgū Rena 1071 X 1075 Ibuki Fūko e Furude Hanyū 1017 X 1014 Holo.

    A Rodada 5 não teve nenhuma novidade, exceto a primeira vitória de Makoto Sawatari. Como curiosidade, aconteceu a reedição da final do Saimoe Japan'2002: Sakura Kinomoto X Kasuga Osaka, com vitória da caçadora das cartas Clow (1056 X 575), e Mikuru x Haruhi, com vitória da chefe da Brigada SOS (648 X 1149)

    Em compensação, a Rodada 6 teve duelos-chave entre as favoritas ao colar: Shana x Nanoha; Kotomi x Nagato; Nagisa x Kagami, Katsura x Tsukasa; e Haruhi x C.C.; E teve resultados surpreendentes.

    A vitórias de Kotomi (apertada, menos de 60 votos) e, principalmente, Nagisa tiraram seus oponentes da disputa do colar. Parece que as irmãs Hiiragi terão mais trabalho para mostrar a força que fizeram ser campeã e vice do Saimoe Japan'2008.

    Outra que saiu fora foi Nanoha, perdendo para Shana. Sendo esta, tornando-se a principal favorita ao bicampeonato do Colar Água-Marinha. As principais adversárias são Tomoyo e Haruhi.

    E três cadidatas obtiveram primeira vitória: Alice Carroll, Aya Shameimaru e Sayuri Kurata.

    Continuando com sua má campanha, todas as personagens de Tohou perderam na Rodada 7. Também ocorreu a primeira vitória com diferença acima de 1000 votos: Kyou x Nayuki (1014)

    Na rodada 8 ficaram a disputas internas, entre personagens de mesmo anime:
    Taiga x Minori (Toradora!)
    Ayu x Mai (Kanon)
    Scarlet x Patchouli (Tohou)
    Com vitórias de Taiga, Mai e Scarlet.

    No mais, tanto o topo quanto as últimas colocações não tiveram mudanças. Para alegria e desespero dos fãs das personagens para quem torcem.

    E a última rodada do colar Água Marinha tem gostinho de final: Tomoyo Sakagami X Shana. Pelo que aconteceu até agora, Shana é a favorita, por ter derrotado adversárias mais fortes. Entretanto, as vitórias de Tomoyo foram maiores (mais devastadoras), deixando-a na primeira posição. Praticamente, quem vencer, fica com o colar.

    Mas as outras concorrentes não irão deixar escapar facilmente. Kyou e Haruhi têm disputas difíceis, contra Nagato e Kagami, respectivamente. Dependendo do resultado, podem ficar com o colar.

    O mesmo vale com Katsura X Fate, sendo que mais uma invicta irá cair. É mais um teste para a detentora da tiara, contra a campeã do Korea Best Moe 2007. Enquanto outra invicta, Kotomi, enfrenta C.C.

    Não é a toa que está é a rodada com maior número de votações: 3146.

    E a vencedora do Colar Água-Marinha foi:


    As dezesseis classificadas para as finais, até o momento:

    1- Tomoyo Sakagami
    2- Haruhi Suzumiya
    3- Fate Testarossa
    4- Kyou Fujibayashi
    5- Shana
    6- Nanoha Takamachi
    7- Nagisa Furukawa
    8- Kotomi Ichinose
    9- Rika Furude
    10- Taiga Aisaka
    11- Konata Izumi
    12- Hinagiku Katsura
    13- Saber
    14- Fuko Ibuki
    15- Kagami Hiiragi
    16- Yuki Nagato

    O próximo colar em disputa é Topázio, a partir do dia 13 de Abril.

    *****


    Vídeo Promocional - ISML'2009




    Venha votar e torcer para sua personagem mais moe. Iclusive, podendo participar do FÓRUM do torneio (em inglês), ou ver as estatísticas de cada rodada e participante. E se ela não está na disputa, esforce para que seja diferente ano que vem.

    www.internationalsaimoe.com

    *****


    Nota de agradecimento:

    Agradecemos a organização do ISML por ceder informações e imagens. Sucesso neste e nos próximas competições.

    The KS blog thanks ISML organization to give informations and images. Success in this and next competitions.

    2 comentários:

    1. A matéria ficou ótima! Boa apresentação do que é um Saimoe e da ISML. Também gostei do resumo da Aquamarine. Espero que essa matéria atraia mais brasileiros a participa da ISML e ate de conhecer mais dos animes que fazem parte dela.

      ResponderExcluir
    2. legal vou torcer por cc de cold geas e pela index que são as personagens que mais gostei
      bem que as 2 de Toradora são bem engracadas esperar pelo resultado agora

      ResponderExcluir

    Fashion

    Beauty

    Culture