• Breaking News

    segunda-feira, 15 de junho de 2009

    Celebridades: Itou Kanako

    por Leandro Nisishima (Equipe KS)



    No universo dos animes e mangás a presença de Itou Kanako ainda segue como relativamente pequena, mas a cantora tem conquistado cada vez mais espaço entre a comunidade otaku do Japão. Nos últimos anos o número de anime songs cantadas pela artista tem aumentado consideravelmente, e por isso, Itou Kanako tem sido considerada uma das mais promissoras cantoras de anime songs do Japão atual. E se o sucesso dela tem aumentado por lá, em breve o Brasil poderá conferir o seu grande trabalho, já que a organização do SANA 9 terá justamente ela como uma das atrações principais. O evento acontecerá entre os dias 17 a 19 de julho. Sendo assim, a equipe do "KS" preparou uma matéria especial contando um pouco do histórico dessa talentosa artista e uma seleção detalhada dos seus melhores trabalhos.


    Histórico

    Começando pelo básico, Itou Kanako (いとう かなこ) nasceu no dia 28 de março de 1973, na cidade de Utsonomiya, localizada na província de Tochigi. O local fica quase que exatamente no centro do Japão, aproximadamente a 100 quilômetros da capital Tóquio. É uma cidade de população média (em torno de 500.000 habitantes), mas bastante densa (mais de 1.200 pessoas por quilômetro quadrado), conhecida por abrigar fábricas de marcas famosas do Japão, como a Canon e o centro de design da Honda.

    Mas voltando ao histórico de Itou Kanako, como toda cantora ou artista do ramo, ela é carinhosamente chamada de "Kanataro" pelos seus amigos e fãs. Seus passatempos favoritos variam bastante de acordo com a época do ano, porém ambos envolvem água. No verão, Kanako gosta de se banhar na água do mar, enquanto no inverno troca o mar salgado, por um bom banho de onsen (o popular "banho quente" japonês).

    Ok! Mas como foi que surgiu a artista Itou Kanako? Deixando de lado as apresentações, a futura cantora apareceu de uma maneira diferente de várias outras. Normalmente no Japão, boa parte dos artistas ligados à indústria dos animes ganham fama inicialmente trabalhando como seiyuus. Alguns ótimos exemplos recentes dessa tendência são Hirano Aya e Chihara Minori, que alcançaram popularidade em animes e depois se aproveitaram disso para se lançarem em carreiras solo, seja no mundo da música, ou como Idol.


    No universo das visual novels

    No caso de Itou Kanako foi um pouco diferente. A sua primeira aparição (ou melhor dizendo, a primeira aparição da sua voz) aconteceu em setembro de 2002, com a canção de encerramento Blaze Up, da visual novel Hello, World, produzida pela Nitro+. Essa última, atualmente é uma das maiores e melhores produtoras de visual novels do Japão, se colocando ao lado da Key/Visual Arts, minori, TYPE-MOON e Leaf/Aquaplus. A produtora iniciou as suas atividades no ano 2000, e até a estréia de Kanako, possuía apenas três games lançados, sendo que Phantom era o melhor deles.

    Aliás, a aparição de Phantom no ano 2000, vem num período de grandes mudanças para as visual novels, que até aquele momento eram rotuladas simplesmente de jogos hentai. O primeiro passo havia sido dado com To Heart (Leaf/Aquaplus) em 1997, que mais tarde inspiraria a criação de ONE ~Kagayaku Kisetsu e~, da Tactics. A equipe desse último título fundaria em 1999, a Key/Visua Arts que popularizaria de vez as visual novels no formato atualmente conhecido com a chegada de Kanon. Após isso, o resto é história, das quais se enquadram nesse contexto, o lançamento de Phantom (Nitro+, 2000), Bittersweet Fools (minori, 2001) e Da Capo (Circus, 2002).

    O nome de Itou Kanako sempre esteve ligado ao universo das visual novels, sobretudo ao da Nitro+, onde boa parte das canções de abertura e encerramento são interpretadas por ela. Após cantar o encerramento de Hello, World em 2002, a artista já voltaria a ativa com a música Glass no Kutsu (Sapato de Vidro), do game Saya no Uta. O sucesso desse título (a segunda grande visual novel da produtora) lançou de vez o nome de Itou Kanako no universo das "visual novel songs" (o termo anime songs até se encaixa nesse contexto, mas preferi esse outro termo).

    Depois disso, Kanako entrou no mercado de música, com o lançamento do seu primeiro álbum intitulado de Puzzle, que inclusive contava com as faixas Glass no Kutsu e Blaze Up. E aos poucos (em um espaço aproximado de um ano) começou a lançar diversos novos álbuns, todos ligados a sua carreira como cantora de visual novel songs, embora existissem faixas exclusivas e não relacionadas a nenhum game ou anime (mas que no fim tinham um papel secundário entre os fãs).

    Passado o sucesso inicial em Saya no Uta, Itou Kanako emprestaria a sua voz para vários outros games da Nitro+, além de alguns ligados a outras empresas. Jingai Makyou seria o próximo deles. O game foi lançado em junho de 2005, e contava com o tema de encerramento Kagerou. No entanto, devido ao sucesso morno da obra, a popularidade dela só aumentaria no título seguinte, Kishin Hishou Demonbane (2006). E depois disso não pararia mais, já que Chaos;HEAd lançado em 2008, tem sido o maior sucesso atual da produtora, com dois games, uma versão animada e um mangá lançados no Japão. Inclusive, as canções Find the Blue/Desire Blue Sky (abertura e encerramento do Chaos;HEAd original) e Fake Me (abertura do novo Chaos;HEAd Noah) estão entre as favoritas dos fãs.

    Além dos seus trabalhos com a Nitro+ podemos destacar a sua participação em outros games de renome, como é o caso de Higurashi no Naku Koro ni Matsuri (tema de encerramento), Myself; Yourself (segunda abertura), Higurashi no Naku Koro ni Kizuna (tema de abertura) e School Days (encerramento). Isso sem falar na sua presença em games da Nitro+Chiral, uma das divisões da própria produtora, mas que não conta com a popularidade da primeira. De qualquer forma a sua voz aparece em Togainu no Chi, Lamento e Sweet Pool.


    No universo dos animes

    Embora o sucesso conseguido nos games da Nitro+ já fosse de bom tamanho, ainda assim Itou Kanako se lançou em novos e diferentes rumos. Em paralelo com a sua carreira de cantora solo, a artista aproveitou e começou a gravar faixas para animes, afinal esse tem sido o maior difusor e revelador de novos talentos da música pop japonesa. A estréia dela aconteceu de forma morna, no também morno OVA de Phantom. Perceba que Phantom é o nome da primeira visual novel lançada pela produtora, e esse OVA é justamente a adaptação animada do game (que receberia uma série de televisão em abril de 2009, que por sinal ainda está em exibição).

    Como dito anteriormente o nome de Itou Kanako sempre esteve ligado a produtora Nitro+, e como deu para perceber, não apenas em relação aos games, como também aos animes baseados em jogos da produtora (com apenas uma ou outra exceção). Pois bem, se a adaptação de Phantom havia sido fraca e serviu para causar pouco barulho no Japão, o mesmo pode ser dito de Demonbane, que recebeu em 2006 uma adaptação igualmente ruim. De qualquer forma foi outro título a contar com a voz de Itou Kanako, dessa vez no tema de encerramento Modern Rose.

    Com tudo que já foi falado até aqui, vale lembrar que os games da Nitro+ sofrem do mesmo mal dos da minori, com a exceção de que, ef ~a tale of memories~ dessa última produtora recebeu uma versão a altura (e talvez acima) do original. Sendo assim, a má recepção dessas séries sem dúvida prejudicava um pouco o bom trabalho de Kanako, embora seja verdade que em determinados casos os fãs de animes elogiassem parte dessas séries simplesmente por causa do tema de abertura ou encerramento interpretados por ela.

    A parte boa da história é que pelo menos o outro lado das suas atuações em animes (aquelas que não estavam ligadas a Nitro+) foram relativamente boas (ajudaria se o sucesso e qualidade dessas séries fossem maiores). A polêmica em torno de School Days (um anime que dividiu opiniões) pode ser considerada um fato que ajudou a alavancar a "popularidade" do título, que levou algumas pessoas a assisti-lo somente para checar a polêmica. E tendo um tema de encerramento num anime desses certamente seria algo muito bom, certo? Seria, o único problema que os encerramentos de School Days compõe um disco inteiro, isso numa série de 12 episódios. Ao todo, o anime tem 8 encerramentos diferentes, todos interpretados por nomes relativamente famosos no Japão (isso entre os fãs de animes) que acabaram deixando o nome de Kanako como apenas mais um. Para se ter uma idéia tínhamos nomes fortes como Yozuca (Da Capo), YURIA (Shuffle!/Canvas2) e Minami Kuribayashi (Kimi ga Nozomu Eien/Kurokami).

    Se em School Days a quantidade de encerramentos atrapalhava um pouco, a voz de Kanako ficaria bem em evidência no anime Myself;Yourself (que teve uma visual novel já mencionada nessa reportagem). De um modo geral, a produção do estúdio Dogakobo foi razoavelmente boa, sendo um anime de romance e drama gostoso de assistir, embora não possuísse nada que o elevasse ao status de grande anime. Do ponto de vista musical, tivemos a empolgante abertura Tears Infection (Kaori) e o agitado encerramento Kimi to Yozora to Sakamichi to (Itou Kanako), seguramente um dos melhores encerramentos daquela temporada de outubro 2007.

    Até agora falamos do histórico de Kanako até o ano 2007. Em 2008 ela voltaria a atuar em obras da Nitro+. A primeira delas, Blassreiter, não era baseado em nenhum game da produtora, sendo uma obra totalmente original. Para muitos fãs se pelo menos a Nitro+ não conseguia ter os seus games adaptados em boas versões animadas, talvez um enredo original fosse a chave para solucionar o problema. Seria, mas o ponto ruim disso é que não importa a obra, ela nunca irá para frente sem um estúdio de produção a altura, e Blassreiter teve a infelicidade de cair nas mãos do atual quase falido Gonzo. Pois é, nem preciso dizer os resultados do anime. No fim acabou sendo uma participação um pouco apagada de Kanako, já que ela canta o segundo tema de encerramento do anime (faria mais estrago se pelo menos fosse o primeiro).

    Por outro lado, geralmente os cantores de anime songs ficam mais em evidência quando cantam temas de abertura, certo? Perceba que até aquele momento Itou Kanako nunca havia pego um tema de abertura. Apesar dessas participações pequenas em temas de encerramento o nome Itou Kanako não era considerado apenas mais um, mas certamente poderia ser algo mais se estivesse interpretando temas de animes famosos e elogiados, ou se pelo menos cantasse a opening. A situação mudaria justamente no começo do ano, com o anime Hatenkou Yuugi.

    A produção do estúdio DEEN acabou não sendo grande coisa (para a infelicidade de Kanako) mas foi o primeiro a contar com um tema de abertura cantado exclusivamente por ela (a série teve apenas doze episódios, e conseqüentemente uma única opening). O nome da canção era Heartbreaking Romance. Depois disso, o auge da carreira de Kanako no universo das anime songs viria justamente do título que a tornou famosa de vez no universo das visual novels, Chaos;HEAd (que como foi dito anteriormente é o game com o maior número de canções favoritas entre os fãs).

    Chaos;HEAd foi em 2008 uma das melhores visual novels do ano, com um enredo sombrio e cercado de suspense e terror. A versão animada tinha tudo para ser um verdadeiro hit, mas teve a infelicidade (ou felicidade para alguns) de cair nas mãos da Madhouse. Em resumo, a produção desceu muito o nível da metade para o final, a ponto de cair em determinados clichês típicos de finais de animes da Madhouse. No fim, acabou sendo um fiasco, mas pelo menos podemos salvar o título justamente por causa do bom conceito e a canção de abertura F.D.D, cantada por Itou Kanako, que segue sendo o seu melhor trabalho com anime songs.

    Isso pode mudar em 2009, embora até o momento nenhum título atual conte ou vá contar com a voz de Kanako (pelo menos não foi anunciado). Por outro lado, é bem verdade que dificilmente alguma canção superará o sucesso e qualidade da F.D.D, afinal é inegável o quanto Itou Kanako e Chaos;HEAd combinam muito bem. De resto, a cantora tem uma pequena participação em títulos famosos por aqui como Onegai Twins (um dos favoritos do nosso membro Carlírio Neto), porém apenas interpretando duas canções do CD Drama (o que pode ser considerado pouco).



    Ainda falando de Itou Kanako

    Itou Kanako pode ainda não ter a popularidade entre os fãs de animes como uma Hirano Aya ou Nana Mizuki, mas aos poucos vem conquistando espaço. Diferente das últimas que tiveram a sorte de cantarem temas de abertura para animes populares no Japão (Hirano Aya em Haruhi; e Nana Mizuki em Nanoha), Itou Kanako nunca teve esse prazer (a maior chance havia sido no fracassado Chaos;HEAd), além do fato dela ser apenas uma cantora e não dubladora como as outras.

    De qualquer forma algo que sempre a ajudou é a sua voz forte e empolgante, que certamente permitiu deixar as canções Find the Blue, Fake Me e F.D.D com o clima de "terror pirado", marca característica da franquia. Esse estilo mais forte explica em parte os motivos de Itou Kanako combinar muito mais com temas de abertura do que encerramento (ironicamente ela cantou muito mais endings do que openings), e também o fato do único tema de encerramento mais agitado ter sido um dos melhores na opinião dos fãs (Myself; Yourself).

    A decisão do SANA 9 em trazer a artista ao Brasil se deve tanto a esse ritmo mais agitado das suas músicas (que combina muito mais com o clima igualmente agitado de um festival), quanto a sua popularidade entre os fãs de animes e visual novels no Japão. De acordo com um dos diretores do SANA 9, Igor Lucena: "A escolha pela vinda de Kanako Ito ao Sana se deu na vontade da Fundação Cultural Nipônica Brasileira de dar chance aos cantores japoneses que são conhecidos na terra do sol nascente, mas que ainda não são famosos por aqui. Assim, além de termos os clássicos e inesquecíveis cantores como Hironobu Kageyama, Hiroshi Kitadani e Masaaki Endou, teremos também a Kanako Itou que vem para nos mostrar o que rola de novidade nos Animesongs lá no Japão. E ela canta muito bem e é muito carismática, os fãs certamente vão gostar dela, assim como nós da FCNB".

    Apesar de ser difícil prever o impacto da sua participação no SANA 9, acredito que foi uma das melhores jogadas da organização do evento, e seria bom se outros grandes como o Anime Friends em São Paulo seguissem o exemplo e ajudassem a divulgar um pouco mais o trabalho dos artistas japoneses, além daqueles tradicionais e que todo ano aparecem nesses eventos (é até legal vê-los todos os anos, mas sangue novo não faz mal a ninguém).


    Em paralelo com o Brasil

    Como última curiosidade: além da participação no SANA 9, Itou Kanako tem presença garantida no Animelo Summer Live (que como o nome sugere, acontecerá em algum momento entre julho e setembro), um dos mais importantes eventos de Anime Songs no Japão. Claro que o elenco do SANA 9 (além da Kanako) é um time de ouro, mas para todos os fãs de anime deve ser empolgante assistir ao evento japonês que contará com nomes fortes atualmente como Hirano Aya e Nana Mizuki, e outros mais antigos, a exemplo de Masami Okui. Conferir de perto Bouken Desho Desho? (Suzumiya Haruhi no Yuuutsu), Innocent Starter (Mahou Shoujo Lyrical Nanoha) e F.D.D (Chaos;HEAd) deve ser uma experiência inesquecível...


    Sobre o SANA

    Falei tanto no SANA 9, mas vale a pena fazer um pequeno resumo sobre ele. O evento acontece desde 2001 na cidade de Fortaleza e é o maior evento de cultura pop japonesa do Norte e Nordeste brasileiro. No ano passado teve um público de 40 mil visitantes. A origem do evento é bem parecida com a do Animecon de São Paulo. Inicialmente era apenas uma reunião anual de poucos fãs (nesse caso uns 240) que foi crescendo e tomou as proporções atuais. No caso do SANA, ele era inicialmente realizado no auditório da Universidade de Fortaleza (atualmente acontece no Centro de Convenções de Fortaleza), mas com o crescimento mudou de lugar.

    Com isso foi fundada também a FCNB, que faz um papel semelhante a da Yamato no Anime Friends (pelo menos muito melhor em termos de organização). A idéia de trazer artistas internacionais veio justamente desse último evento, mas só foi concretizada a partir de 2007. O evento desse ano promete ser ainda maior do que o do ano passado, e a expectativa é crescer ainda mais. Para os interessados confira os detalhes do evento.
    SANA 9
    Dias: 17, 18 e 19 de julho
    Onde: Centro de Convenções de Fortaleza, Ceará
    Endereço: Avenida Washington Soares, 1141.
    Maiores informações: acesse http://www.portalsana.com.br


    Extras
    Site Oficial Itou Kanako:
    http://www.kanataro.com/
    Site Oficial Nitro+ (recomendado para maiores de 18 anos):
    http://www.nitroplus.co.jp/pc/
    Site Oficial Nitro+ Chiral (recomendado para maiores de 18 anos):
    http://www.nitrochiral.com/pc/


    Discografia

    Singles

    Ethereal Echo (28/04/2006)
    1 - Rise on Green Wings (Kishin Hishou Demonbane Visual Novel Opening)
    2 - Angel's Ladder (Kishin Hishou Demonbane Visual Novel Ending)
    3 - Roar
    4 - Rise on Green Wings (Instrumental)

    Escape (22/02/2007)
    1 - Escape (Higurashi no Naku Koro ni Matsuri Ending)
    2 - Friend (Higurashi no Naku Koro ni Matsuri Ending)
    3 - Escape (Instrumental)
    4 - Friend (Instrumental)

    Kimi to Yozora to Sakamichi to (24/10/2007)
    1 - Kimi to Yozora to Sakamichi to (Myself ; Yourself Anime Ending)
    2 - Ivy (Myself ; Yourself (Visual Novel Opening)
    3 - Kimi to Yozora to Sakamichi to (Instrumental)
    4 - Ivy (Instrumental)


    Heartbreaking Romance (20/02/2008)
    1 - Heartbreaking Romance (Hatenkou Yuugi Opening)
    2 - Take you as you are
    3 - Heartbreaking Romance (Instrumental)
    4 - Take you as you are (Instrumental)


    Find the blue (07/05/2008)
    1 - Find the blue (Chaos;HEAd Visual Novel Opening)
    2 - Desire Blue sky (Chaos;HEAd Visual Novel Ending)
    3 - Find the blue (Instrumental)
    4 - Desire Blue sky (Instrumental)


    Tsuisou no Despair (26/06/2008)
    1 - Tsuisou no Despair (Higurashi no Naku Koro ni Kizuna: Tatari Opening)
    2 - Toppuu
    3 - Tsuisō no Despair (Instrumental)
    4 - Toppuu (Instrumental)

    A Wish For The Stars (06/08/2008)
    1 - A Wish For The Stars (Blassreiter Ending 2)
    2 - DD (Blassreiter Insert Song)
    3 - A Wish For The Stars (Instrumental)
    4 - DD (Instrumental)


    F.D.D. (29/10/2008)
    1 - F.D.D. (Chaos;HEAd Anime Opening)
    2 - Fly to the sky
    3 - F.D.D. (Instrumental)
    4 - Fly to the sky (Instrumental)


    Fake Me (25/03/2009)
    1 - Fake Me (Chaos;HEAd Noah Opening)
    2 - A Will
    3 - Fake Me (Instrumental)
    4 - A Will (Instrumental)


    Albuns

    Puzzle (27/02/2004)
    1 - Puzzle
    2 - Kasshou
    3 - Hoshi no Umi Yori
    4 - Glass no Kutsu (Saya no Uta Ending)
    5 - Blaze Up (Hello, World Ending)


    Sign (27/05/2005)
    1 - Sign (Jingai Makyou Ending)
    2 - Thrill
    3 - Fuusha
    4 - Aoitori
    5 - Ride
    6 - Sotsugyoushousho
    7 - Kagerou (Jingai Makyou Ending)
    8 - Yakusoku no Ishi
    9 - Still (Togainu no Chi Ending)


    Largo (04/10/2006)
    1 - Moonstruck
    2 - Heaven
    3 - Rise
    4 - Lamento (Lamento: Beyond the Void Opening)
    5 - Modern Rose (Kishin Hishou Demonbane Anime Ending)
    6 - Nijiiro no Tsubomi
    7 - Koutetsu Some Time
    8 - Maigo no Puppy
    9 - Gentou (Gekkou no Karunevaare Opening)
    10 - Voltage
    11 - Shinku
    12 - Kaguya (Night Wizard! CD Drama Ending)


    Another Best (10/12/2008)
    1 - Kago no Tori no Kodoku (Kami Ki no Kan Opening)
    2 - La Liberte (7 Online Gamers ~offline~ Opening)
    3 - Kami no Setsuri ni Idomu Monotachi - Ma o Tatsu Tsurugi wa Mada Orezu (Kishin Hishou Demonbane CD Drama Song)
    4 - Trigger in My Heart (Chaosic Rune CD Drama Opening 2)
    5 - Kanashimi no Mukou e (School Days Visual Novel Ending)
    6 - Yakusoku: Girlhood's End (School Days Little Promise CD Drama Opening)
    7 - Waltz (School Days Anime Ending 3)
    8 - Friend (Higurashi no Naku Koro ni Matsuri Ending)
    9 - Ai wa Koko ni (Kishin Hishou Demonbane DVD Song)
    10 - Heartbreaking Romance (Hatenkou Yuugi Opening)
    11 - Shizuka Naru Moon Sign (Shamana Shamana Ending)
    12 - Kohaku no Kioku (Shamana Shamana Ending)
    13 - From This Place (Onegai Twins CD Drama Song)
    14 - Even Though You Left
    15 - Paradise


    Videos

    Visual Novels
    Kishin Hishou Demonbane Opening



    Lamento Opening



    Myself; Yourself Opening



    Chaos;HEAd Opening



    Chaos;HEAd Noah Opening



    Chaos;HEAd Noah PV



    Animes
    Phantom The Animation Ending



    Demonbane Ending



    School Days Ending



    Myself; Yourself Ending



    Hatenkou Yuugi Opening



    Blassreiter Ending



    Chaos;HEAd Opening

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário

    Fashion

    Beauty

    Culture