• Breaking News

    segunda-feira, 17 de agosto de 2009

    Anime Friends 2009

    por Thiago3T (Equipe KS)

    Depois de dois anos ficando na vontade, 2007 sem grana e em 2008 arrumei emprego duas semanas antes, desta vez pude ir conferir o maior evento de anime, mangá e cultura pop do Brasil: o Anime Friends 2009.


    A fila para entrar


    Muita gente, não?


    Tudo (caravana, ingresso, comida e compras) por minha conta. Só assim, para pode ir. Fui nos últimos quatro dias: 16 a 19 de julho.

    Infelizmente não consegui o passe de imprensa para o KS. O blog nem tem um ano, então não dá para pedir muito.... ainda. Então essa matéria vai ser um pouco do que eu pude curtir no evento.

    Sempre tinha algo acontecendo, seja nos dois palcos, ou nas várias salas temáticas que tinham por lá. Ficou um pouco difícil para ver tudo, ainda mais de eu não parar quieto em algum lugar.

    A primeira tarefa a fazer foi ir nos estandes e comprar mangás de edições anteriores em desconto. Comprei os volumes que me faltavam de Love Hina. Tive que ligar em casa para saber quais eram. Agora faltam os vol. 2, 15 e 20, que são raros. Também comprei alguns de Negima, e o mais recente de NANA na época (vol. 11).



    O seguinte foi conferir uma novidade, pelo menos para mim: fanzines. Tinha uma boa variação de estilos, e a cada dia aparecia mais alguns fanzineiros. Comprei Monogatari, Daibakuhatsu, Essência, Vidas Imperfeitas e Coração de Deus. Irei comentar as fanzines em matéria futura. Mas, como primeira avaliação, digo que as aquisições foram proveitosas. E também me arrependi de não ter pego mais...

    Uma das coisas mais interessantes (e lgais) é ver os cosplays. Conferir até onde vai à caracterização e criatividade na escolha dos personagens. E tive várias surpresas, e boas:































    Estavam na mesma caravana que a minha.



    Claro, que não pode esquecer da parte feminina:














    Corre Bino! É uma cilada!!!


    E também tivemos uma parte naftalina:




    Me perguntaram se eu era o chapolin, quando viram a foto -_-




    Fui a loucura quando vi. Tanto pelo tokusatsu, que curita muito, quanto pelo cosplay. Muito bem feito, para quem viu, mas....


    .... esse superou todas! Nostalgia no máximo!


    Na área de games, vários campeonatos aconteceram. Eu, com minha pouquíssima experiência nos jogos atuais (meu último console foi um Playstation 1), nem me arrisquei a tentar.




    Os jogos não eram os mais importantes....


    Encontrei os administradores do Site/Fórum Wii+Play 3 Brasil, Ivan “Soul Zonik” Castilho e Allan “Neo Fowl” Bandini. Depois encontrei também o Lucas “Luck” Patrício, do site GoLuck.



    Disputei algumas partidas free de Street Fighter IV e Tatsunoko VS Capcom. Consegui ganhar uma partida de cada. Para quem nunca tinha jogado tais versões, a comemoração é válida. Mas certamente o atrativo principal foi Rock Band. Sempre existia uma fila, com as pessoas em seu momento de “rockstar”. Acabei entrando de penetra em um grupo, ficando no vocal. A música escolhida: Pearl Jam – Alive. Consegui 92% no nível médio. Nada mal....


    I still alive...


    Outro pessoal que encontrei foi do site/fórum Ayu Brasil, no sábado. Embora que eu tenha ficado por pouco tempo, deu para ver que eram bem animados (trocadilho otaku).



    As bandas, a única que fazia questão de ver era a The Black Heaven. Por quê? A banda é de Curitiba. Foi o primeiro grande show deles. E, mesmo com a setlist um pouco diferente, quase sem músicas de animes (tocaram Rose, de NANA), conseguiu agitar bastante o público com o rock pesado apresentado.


    The Black Heaven


    Um dos maiores trabalhos foi na sexta-feira. Logo após saber que haveria uma sessão de autógrafos, fui buscar maiores informações. Yukio Yamagota, Shinichi Ishibara e Akira Kushida, cantores de vários temas de tokusatsus. Aposto que o De Cyber adoraria estar no meu lugar.



    A entrega de senhas foi as 15hrs, sendo que tive que esperar uma hora e meia na fila. O curioso era conferir quem estava na fila: a maioria de 20 anos pra cima. Órfãos da época de Manchete (como eu).

    E para passar o tempo, quando passava um cosplay na frente, pedia para tirar foto, já que não podia sair. Detalhe: fazia isso sentado, e ficava pedindo quando passavam na frente por uma foto (na verdade, gritando). Também fiquei “neridando” no notebook. (parte deste texto foi feito enquanto estava “abundado” no chão, durante a espera)



    O Super Friends Spirit foi pura nostalgia. Com temas de Jiraya, Jiban, Go Go V, Jaspion e outros, fez relembrar das horas que ficava ligado no TV Manchete. Curti muito os dois dias de shows deles.









    Mas não foi somente quem estava no palco que fazia o show. No sábado, estava vendo o pessoal da staff fazendo uma “dancinha” louca. Pouco depois, soube que tinha um cara que tava dançando “aloka”, e o pessoal acompanhando. No domingo, ele ficou onde pudesse ver. Sério, era muito hilário. Todo mundo tirando fotos e vídeos dele. Claro que eu também:




    Voltando às aquisições, comprei minha primeira figure. Tinha visto os personagens de Mario com os karts, mas faltava o do Toad (para quem não conhece o “3T” do meu nick, vem de Thiago Toad Tôca). No estande seguinte encontrei o cogumelo cabeçudo. Compra na certa!


    Como curiosidade: o nome japonês do Toad é Kinopio. Etâ nome feio!


    E a série escolhida para começar a colecionar foi Suzumiya Haruhi no Yuutsu. Comprei figures da Haruhi, Mikuru e Nagato. E por muito pouco, não pego também da Ryoko e Tsuruya. Infelizmente não tinha figures de Love Hina. Negima, Lucky Star que me agradassem. Enquanto outras séries nem tinham. E também não podia estourar a verba disponível....









    Como Leandro me falou por MSN, após mostrar as figures: “É o início de vício.”. Não posso negar que quero aumentar a coleção. Mas no momento, contentarei com essas.




    Algumas figres expostas nos estandes.



    No último dia, recebi convite de ensinar o público em dançar Matsuri Dance (também conhecido por Anime Dance), no espaço da Rádio Animix.
    Nos quatro dias, acho que escutei umas cinco vezes “Hare Hare Yukai”. E sempre com gente dançando.

    Antes aconteceu sorteio de brindes do pessoal da Haitou. Eu, como estava preparado para ensinar, acabei divulgando os vencedores. E num dos papéis dos premiados..... Thiago Costa! Eu acabei anunciando a mim mesmo como vencedor de um dos brindes. E, para comprovar, tem um vídeo:



    E o meu prêmio: cinco gashapons de One Piece.





    E termino esse post, com os resultados dos concursos cosplays que aconteceram, mais alguns vídeos de apresentações da final da YCC – Yamato Cosplay Cup, também com os do Circuito livre:


    Blue Man Group?


    Classisificação - Final Yamato Cosplay Cup - YCC:

    1º Lugar - Gerson Freitas: O Máskara, O Máskara
    2º Lugar - Thais Jussim: Midna, Legend of Zelda: The Twilight Princess
    3º Lugar - Marcos Vinicius "Bardo": Gênio, Alladin


    Rá! Pegadinha do malandro!







    Máskara
    Tradicional


    Livre


    Gênio (Alladin)
    Tradicional


    Livre


    Carlitos (Charles Chaplin)
    Tradicional


    Livre


    O grande hit do AF 2009:


    Obs: Mesmo com todo o nervosismo, a coragem de fazer a apresentação foi enorme. Não sei se conseguria. E a letra foi criação dela! Parabéns. Vale mencionar também o público, que viu a apresentação sem vaias (enquanto outros). O problema foi ter que aguentar o outros três dias escutando todo mundo gritando "Épona!". Mas tudo na esportiva. O melhor era no café da manhã no hotel, cantando. A apresentação foi na quinta.

    Jeane (Jeane é um Gênio)
    Tradicional - http://www.youtube.com/watch?v=3vRiNccb0EU
    Livre - http://www.youtube.com/watch?v=CbLBwDBmhIU

    Zero (Megaman)
    Tradicional - http://www.youtube.com/watch?v=uifzzt2kJ4g
    Livre - http://www.youtube.com/watch?v=tCEdFZ4o0Qs

    Machineman
    Tradicional - http://www.youtube.com/watch?v=AViKTw8447M
    Livre - http://www.youtube.com/watch?v=6w48BRBbnyI

    Sailor Moon
    Tradicional - http://www.youtube.com/watch?v=vCq10rbxl1g
    Livre - http://www.youtube.com/watch?v=sPiQfgzIOH8

    Angewomon (Digimon)
    Tradicional - http://www.youtube.com/watch?v=MsMCwV5X16k
    Livre - http://www.youtube.com/watch?v=XIi9sjFh_yM

    Kamus (Saint Seiya)
    Tradicional - http://www.youtube.com/watch?v=6iE5UXHc098
    Livre - http://www.youtube.com/watch?v=AHYS_r0m4nc

    Mad Hatter (Angel Sanctuary)
    Livre - http://www.youtube.com/watch?v=CeSNr2izs-Y

    Mizuki (Samurai Spirits)
    Tradicional - http://www.youtube.com/watch?v=ToHB5FxaPWM
    Livre - http://www.youtube.com/watch?v=8n9VXFm0HVk

    Bozo
    Tradicional - http://www.youtube.com/watch?v=ZxhbH54yo1M
    Livre - http://www.youtube.com/watch?v=y7XGu-xOufU

    Grupo

    Simpsons - http://www.youtube.com/watch?v=1_KPeNSrc_U

    Rurouni Kenshin - http://www.youtube.com/watch?v=O0T64TRh5y0


    Tradicional

    Mulan - http://www.youtube.com/watch?v=MWT6jzprS5o

    Boo (Monstros S.A) - http://www.youtube.com/watch?v=WZdIOBepNlQ

    Sango (Inuyasha) - http://www.youtube.com/watch?v=fBcCsb9xQm4

    Mickey (Fantasia) - http://www.youtube.com/watch?v=d5yNRMv7Ofo

    Ele (Meninas Superpoderosas) - http://www.youtube.com/watch?v=lxeFxkVs0iM

    Harvey (Harvey, o advogado) - http://www.youtube.com/watch?v=chyfaeEDawQ

    Winspector - http://www.youtube.com/watch?v=yGoP-bWiZrY

    Carlitos (Charles Chaplin) - http://www.youtube.com/watch?v=XC1JKoJuBYk

    Doutor Abobrinha (Castelo Rá-Tim-Bum) - http://www.youtube.com/watch?v=Mt8Nipfnib0


    Livre

    Tarso (Caminho das Índias) - http://www.youtube.com/watch?v=aJKvxgjwHbc

    Jack Black (Escola do Rock) - http://www.youtube.com/watch?v=JeQ3Wyi_BRg

    Guile (Street Fighter) - http://www.youtube.com/watch?v=cJNB2XNQkyw

    Link (Legend of Zelda) - http://www.youtube.com/watch?v=90GwbCRyvWo

    *****


    É meio difícil falar tudo o que aconteceu. Teve tunning de carros e uma ótma exposição de desenhos. Mas afirmo que foi muito bom ter ido. Aconteceram alguns problemas, principalmente com a orgazinação da caravana, mas nada que tirasse a satisfação em curtir o evento. Ainda mais que não voltei de mãos vazias....

    O resto das fotos estão nestes links: QUINTA, SEXTA, SÁBADO e DOMINGO.






    O pessoal da caravana com quem fui...


    Até o Anime Friends 2010!


    Um comentário:

    Fashion

    Beauty

    Culture