• Breaking News

    quinta-feira, 24 de dezembro de 2009

    Review: Nyankoi!



    Leandro Nisishima


    Gatos são o foco de Nyankoi!

    Kousaka Junpei era apenas mais um estudante normal de ensino médio, pelo menos até o dia em que foi amaldiçoado por uma estátua em forma de gato. Não que depois da maldição ele tenha deixado de ser um estudante, mas a sua vida mudou de forma substancial. Junpei passou a ter a dura missão de ajudar 100 gatos caso não quisesse ser transformado em um deles. Dessa forma ilógica começa o enredo de Nyankoi!.

    E pela sinopse é fácil perceber que Nyankoi é uma série descompromissada e que tem como propósito fazer o espectador rir. Há poucos assuntos mais sérios colocados no enredo, e para quem gosta de comédia é um prato cheio. Por outro lado, como toda comédia Nyankoi é cercado de personagens estereotipados e situações clichês, mas o anime consegue driblar bem a ausência de originalidade. E como ele faz isso?

    Em parte Nyankoi se aproveita bem de muitos recursos utilizados por séries como School Rumble e Hayate no Gotoku! (a primeira temporada). Não posso deixar de dizer que em certas partes Nyankoi me fez lembrar de School Rumble. Pelo lado de Hayate isso se deve provavelmente ao fato de Kawaguchi Keiichiro ser o diretor. Chega a ser irônico que Kawaguchi tenha novamente chamado "Nabeshin" para participar de um dos episódios. Mas parece normal se tratando de um anime produzido por ele. Esse ilogismo cômico sempre fez parte das produções de Kawaguchi e Nyankoi! é apenas mais uma prova disso.

    Outro ponto fundamental que ajuda em grande escala é o trabalho das seiyuus (e prefiro usar esse termo pois vale tanto para o masculino, quanto feminino) que passa com perfeição o jeito de ser das personagens. Junpei e Kaede podem não ser os melhores exemplos, mas a dublagem dos gatos e de personagens como Kotone, Akari e Nagi ficaram ótimas. O curioso tanto em Kotone como Akari, é que ambas são dubladas por Haruka Tomatsu, e embora em certos momentos seja possível perceber a semelhança no tom de voz, o jeito de falar delas acaba sendo diferente devido às suas personalidades contrárias. Aliás, Haruka tem se saído muito bem dublando personagens tsunderes, ou pelo menos "esquentadinhas" e isso pode ser visto em Corticate (de Polyphonica).

    Quanto ao enredo, o principal destaque de Nyankoi! está nos casos envolvendo os gatos, já que o romance entre Junpei, Kanako e Kaede não chega a ser algo novo e rende poucas piadas. Cada gato de Nyankoi é único e chega a ser engraçado a discrepância de personalidade dos felinos. Em determinado episódio Junpei encontra um gato medroso, no outro um com problemas amorosos, isso sem falar no seu próprio felino, que sempre está com um olhar mal humorado. Há ainda os gatos de Kotone e Akari, que são completamente opostos, assim como as duas irmãs.

    Claro que os gatos não são os únicos personagens do anime, embora sejam quase as estrelas principais. Mas é impossível não negar que as gêmeas Kotone, Akari e personagens como Nagi não tenham bons momentos. As gêmeas terão papel fundamental na história, já que são as únicas que sabem da maldição de Junpei, enquanto Nagi sempre dá um jeito de aparecer, mesmo que a cena nada tenha a ver com ela (e até por isso em alguns momentos acaba sendo engraçado). Isso sem falar na mãe e irmã de Junpei, que não perdem uma única chance de tirar sarro da cara dele.

    Pode-se dizer que embora Nyankoi! não seja uma série com forte teor de originalidade, é um anime que sabe se aproveitar bem dos seus próprios clichês (sem jogar e abusar demais deles). E isso não deveria ser visto como ponto negativo, afinal clichê é uma situação que em algum momento da indústria deu certo e por isso é usado a exaustão. E tirando aquela horda de críticos ferrenhos e com um parafuso a menos (embora esses mesmos se glorifiquem por assistir séries cultas e coisas do tipo. E deveriam perceber que nem sempre um bom anime é feito de temas sérios), Nyankoi! pode divertir qualquer pessoa que procure por algo descontraído.


    Mizuno e Junpei: o típico "casal" de comédias românticas

    Nota: 7,0 - Como o nome sugere, Nyankoi! é uma comédia sobre gatos. Embora o vídeo de abertura deixe a impressão de ser uma série de fanservice com Nekomimi, NyankoI! está mais para uma comédia ao estilo School Rumble e sob a supervisão do pirado diretor que fez Hayate no Gotoku!.

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário

    Fashion

    Beauty

    Culture