• Breaking News

    sexta-feira, 25 de dezembro de 2009

    Review: Seitokai no Ichizon

     

    Leandro Nisishima



    Hoje em dia muitos animes tem usado como tema de fundo um grupo de alunos do ensino médio em situações simples do cotidiano. Porém, outras se aproveitam dessa mesma fórmula e colocam algo a mais nelas. No caso de Seitokai no Ichizon o ingrediente extra são as piadas e parodias com o universo otaku de um modo geral. Há diversos tipos de brincadeiras, com os mais diversos títulos, indo desde animes, passando por mangás, visual novels, light novels e até mesmo com o próprio Seitokai no Ichizon.

    Os próprios personagens do título são uma brincadeira com algum tipo de estereótipo, por vezes otaku. É o caso do protagonista Sugisaki Ken, um viciado em jogos de romance, ou se preferirem erogame. O sonho dele é ter um harém com todas as outras quatro integrantes do conselho estudantil. Numa linha parecida está Shiina Mafuyu, uma viciada em games de RPG e mangás yaoi. Ela desenha uma história, na qual o protagonista é Sugisaki Ken, e esse namora e tem relações com um rapaz.

    Saindo um pouco desse núcleo bem hardcore, temos a irmã de Mafuyu, Shiina Minatsu, uma viciada em animes e jogos de ação, em especial shouens ao estilo Naruto e Dragon Ball. Além delas vale citar Chizuru Akaba, a garota com inclinações yuri e com grande dose de sadismo. Por fim, a líder do conselho estudantil é Sakurano Kurimu, uma menina pequena, mimada, com voz irritante e jeito infantil. Os cinco fazem parte do conselho estudantil do colégio Hekiyou.

    Em resumo, a história de Seitokai no Ichizon envolve sempre algum assunto específico, como "o que você vai fazer no futuro?", "o que faremos para o festival escolar?", "por que entrei para o conselho?", e coisas do tipo. Para cada pergunta os protagonistas dão uma resposta, todas ligadas aos seus respectivos estereótipos. Essa variação entre perguntas e respostas de acordo com o personagem é o grande charme do anime, já que rende piadas diferentes para cada um. O ponto é que também é o grande problema, pois todo episódio segue por essa linha.

    Normalmente a estrutura dos episódios é linear. Há sempre discussões desse tipo no começo do episódio, certa enrolação em determinados assuntos na metade e um momento mais sério no final. Em determinados momentos há uma quebra de ritmo muito grande, embora em outros isso acabe fluindo de maneira bem natural. Um outro problema é que praticamente o anime inteiro se passa dentro da sala do conselho estudantil. Por um lado isso evita o espectador mais atento de perceber as deficiências do Studio DEEN quando se trata de animação, embora para uma pessoa "experiente" no assunto seja fácil de saber que o DEEN sempre foi fraco nesse aspecto. Por outro, parte das situações de tédio são criadas por causa desse ambiente praticamente estático.

    Seitokai no Ichizon é um anime que atraí audiência simplesmente por causa dos seus personagens e piadas. Nesse aspecto até mais do que qualquer outro, e justamente por causa do cenário de fundo. A parte boa é que a série dribla bem o seu principal problema e cada personagem tem o seu espaço garantido ao longo do anime. Talvez no final Mafuyu fique mais em evidência, mas é normal quando ela será a personagem menos abordada no começo. De um modo geral, toda personagem terá bons momentos e é difícil não simpatizar com nenhuma delas visto a variedade de personalidades do elenco principal. Há ainda um secundário, mas esse marcará pouca presença.

    Um último detalhe curioso é que o nome de cada protagonista está ligado a uma estação do ano. Basta perceber que o primeiro nome de Kurimu, é Sakurano, cujo um dos kanjis vem de Sakura, considerada a flor símbolo da primavera. Minatsu carrega o kanji de Natsu, que significa verão. Akaba representaria o outono (Aki). Por sua vez temos Mafuyu, cujo fuyu vem do kanji de inverno (fuyu). Talvez para alguns isso possa parecer spoiler, mas quem entende japonês deve ter sacado esse detalhe logo de cara. É um detalhe curioso e que terá um papel mais ou menos importante no final. Mas isso deixarei a cargo do espectador descobrir.



    Nota: 7,0 - Ao lado de Nyankoi!, Seitokai no Ichizon foi uma das boas comédias da temporada de outubro 2009. Embora o anime inteiro se passe dentro de um conselho estudantil, há um elenco forte de personagens e muitas piadas relacionadas a cultura otaku e o próprio estereótipo de cada um deles.

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário

    Fashion

    Beauty

    Culture